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DATA22 de Junho de 2021

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Institucional

Reitor participa de premiação de destaques da OBMEP

Evento condecorou alunos de escolas públicas e particulares

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou neste sábado da solenidade de premiação aos estudantes mato-grossenses que se destacaram na última edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Durante a atividade, organizada pelas Coordenações Regionais, MT01 e MT02 da OBMEP, também foram condecorados professores e secretarias de educação do Estado.

Além de parabenizar os estudantes e os profissionais da educação, o reitor também pontuou a importância  da área das exatas para o desenvolvimento da ciência. "Especialmente a matemática”, destacou, acrescentando que o trabalho da OBMEP é importante não apenas para Mato Grosso, mas para o Brasil.

A atividade também contou com a participação da reitora da da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Polizel; dos pró-reitores de ensino de graduação da UFMT,  professor Adelmo Carvalho da Silva, e da UFR, professor Ronei Coelho de Lima e dos Coordenadores regionais da OBMEP/MT, André Krindges e Clayton Eduardo Lente da Silva.

“A OBMEP, há 16 anos, vem garantido o aprimoramento do Ensino Básico no nosso país, deixando uma trajetória de valorização e promoção do ensino da matemática. A UFR sente-se honrada em pertencer ao quadro de instituições que fazem história juntamente com este projeto”, destacou a reitora da UFR, professora Analy Polizel.

Já o pró-reitor de ensino de graduação da UFMT salientou a importância da OBMEP para o desenvolvimento do ensino da matemática nas escolas públicas e privadas da Educação Básica brasileira. “A olimpíada de matemática desperta e visibiliza a divulgação de talentos em matemática”, explicou. “Os resultados da OBMEP, analisados de forma crítica, podem contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática nas salas de aula da Educação Básica brasileiras e, ainda, na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na escola”, acrescentou.

O pró-reitor de ensino de graduação da UFR também ressaltou a importância da OBMEP. “Para ampliar o interesse pela matemática na base, nas escolas, o que permite o desenvolvimento da educação no seu contexto mais amplo”, apontou. O professor André Krindges, coordenador da Regional MT01, destacou que a OBMEP “é um projeto de alcance nacional, que envolve anualmente cerca de 20 milhões de estudantes de ensino fundamental e médio de todo país. Viabilizada pelo (MCTI) e executado pelo (IMPA), a OBMEP revelou, estimulou e complementou a formação de inúmeros estudantes da área de ciências exatas”.

O professor Clayton Eduardo Lente da Silva, coordenador da Regional MT02, estendeu os agradecimentos à UFMT e à UFR .“Sem o apoio destas instituições não alcançaríamos os objetivos da OBMEP pelo desenvolvimento do Ensino no país. Agradeço especialmente os alunos, professores e equipes gestoras das escolas de Mato Grosso, pois sem o envolvimento e a dedicação de cada equipe local, a OBMEP não teria a dimensão da maior Olimpíada acadêmica do mundo”, afirmou, ressaltando ainda que a OBMEP beneficia os medalhistas com uma série de benefícios, alguns financeiros, proporcionado através dos variados programas e ações que a OBMEP desenvolve.

Na solenidade, 88 estudantes das escolas públicas e privadas de Educação Básica de Mato Grosso foram premiados com medalha de ouro, prata e bronze. Um aluno de escola pública recebeu medalha de ouro, 76 alunos receberam medalha de bronze e 11 alunos foram premiados com medalha de prata. As premiações e menções honrosas estenderam-se aos 17 professores que ensinam matemática na Educação Básica, 26 Escolas e duas Secretarias Municipais de Educação, Brasnorte e Tapurah.

O OBMEP é um evento da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC). Constitui-se em uma ação exclusivamente cultural e recreativa, sendo a participação voluntária e desvinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. É dirigida aos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, todos localizados no território brasileiro.

Dentre seus objetivos estão: Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Promover a difusão da cultura matemática; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

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