PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA14 de Abril de 2022

COMPARTILHE

Institucional

Reitor da UFMT discute internacionalização em ministérios

Reunião no Mapa abordou pesquisas no setor agroindustrial de Mato Grosso
Reunião no Mapa abordou pesquisas no setor agroindustrial de Mato Grosso
Reuniões abordaram capacitação em idiomas e produção sustentável

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou de reuniões em Brasília no nos ministérios da Agricultura e da Educação. Na oportunidade o professor Evandro Soares da Silva acompanhou discussões sobre sustentabilidade e agronegócio, bem como a internacionalização de ações da UFMT. A universidade recebeu apoio institucional para desenvolvimento de atividades nas duas áreas a fim de facilitar a cooperação com outras instituições.

No Ministério da Educação (MEC) o reitor esteve em reunião com o Coordenador-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior para apresentar propostas para uma política de internacionalização com foco em resultados. O professor Evandro Soares da Silva entregou ao Coordenador-Geral o Plano Institucional de Internacionalização (PII-UFMT), em execução até 2026. O plano, estruturado a partir da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), prevê a promoção de uma cultura de internacionalização envolvendo a comunidade acadêmica com reflexos na imagem da UFMT entre universidades pelo mundo. 

Presente no encontro, o secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Oliveira de Sousa, fez uma explanação a respeito de um levantamento junto a docentes da UFMT a respeito de conhecimento de outros idiomas e o interesse em participar do trabalho de internacionalização da universidade. Com resultados parciais o levantamento embasou outras ações desenvolvidas pela Secri, como a capacitação em idiomas estrangeiros de servidores da UFMT, a serem direcionadas pela Coordenação de Línguas Aplicadas à Internacionalização (CLAI).

As propostas estruturadas no Plano Institucional de Internacionalização receberam o apoio institucional do MEC pelo Coordenador-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior, Adi Balbinot Junior. O coordenador ainda destacou o alinhamento das propostas da SECRI com projetos similares em fase de desenvolvimento pelo ministério.


Pesquisas em agroindústrias são foco no Ministério da Agricultura

Em encontro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a UFMT, em conjunto com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), esteve em discussões sobre o estabelecimento de parcerias para pesquisas aplicadas no setor agroindustrial de Mato Grosso. “A reunião culminou no comprometimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em buscar junto com a UFMT e a UFR recursos, editais e outras formas de fomento junto a FINEP, setor privado e toda a sociedade”, disse o reitor sobre a busca de recursos para apoiar as pesquisas no setor agroindustrial que inclui projetos desenvolvidos com a China.

O encontro no Mapa desenvolveu-se para tratar do apoio institucional para o fomento a produção de biofertilizantes desenvolvidos pela UFMT e a UFR de modo alinhado ao Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT) na produção sustentável, irrigação e inovação para a agropecuária. O secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Oliveira de Sousa apresentou junto com a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR),  professora Analy Castilho Polizel de Souza uma proposta de interesse de atuação conjunta. 

“Apresentamos a proposta do BCAgriMT e a equipe do MAPA apontou as áreas de atuação deles como bioinsumos, agricultura digital e conectividade, food tech, inovação aberta e além disso cursos genéticos com a possibilidade de lançamento de vários programas que podem resultar em editais de fomento”, disse o professor sobre o encontro que tratou também da agricultura de baixo carbono. A partir do encontro ficou estabelecida a elaboração de um protocolo de cooperação entre o MAPA e instituições de Mato Grosso como Governo do Estado e universidades.

Além disso, há a proposta de realização de um seminário com a equipe do Mapa, além de agentes públicos e privados de Mato Grosso para estruturar parcerias envolvendo o setor agroindustrial e pesquisas aplicadas. “Ficou acertado que as instituições de Mato Grosso vão trabalhar na elaboração de um protocolo de intenções com o Ministério da Agricultura para que o Mapa possa atuar como parceiro institucional da UFMT e demais instituições em projetos”, comentou o professor Lucas Oliveira de Sousa.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30