PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA01 de Julho de 2022

Propeq atualiza site com dados em diferentes idiomas

Informações estão reunidas na página “Propeq em dados”

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com página atualizada que sistematiza os dados das atividades desenvolvidas pelo órgão. Ações em implantação, como a Rede Multiusuária de Pesquisa, também estão presentes no espaço eletrônico que inclui informações sobre o trabalho na área de pesquisa desenvolvido pela UFMT. A página também conta com informações em outros idiomas, adequada às parcerias internacionais que envolvem a Instituição.

A respeito das atualizações na página da Propeq, o pró-reitor de Pesquisa, professor Leandro Battirola, explica que o processo de atualização ainda está em curso. “A reformulação da página institucional da Pró-Reitoria de Pesquisa ainda está sendo executada. Nosso propósito principal é o de disponibilizar as informações referentes à pesquisa na UFMT de forma rápida, garantindo a transparência de todas as ações”, relatou.

O resultado mais importante da primeira etapa de ajustes é a criação do “Propeq em dados”, com informações importantes da pró-reitoria.

“Nesta primeira etapa de atualização disponibilizamos o item ‘Propeq em Dados’, em que sumarizamos dados quantitativos sobre as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa, principalmente em relação à gestão de projetos e grupos de pesquisa, bem como em relação ao nosso Programa de Iniciação Científica e Tecnológica. Outros itens estão sendo reestruturados e em breve também serão disponibilizados, incluindo os Comitês Gestores, Comitês de Ética, Infraestrutura de Pesquisa, Rede Multiusuária de Pesquisa (em implantação), entre outras ações associadas à pesquisa na UFMT”, explicou o professor Leandro Battirola.

Site tem amplo volume de informações

Especificamente sobre o Propeq em Dados, o professor Leandro Battirola destaca que o conjunto de dados relacionados a Pró-reitoria de Pesquisa está agregado e aparecem de modo integrado. “No item "Propeq em Dados" estão disponibilizadas informações gerais e números associados às ações de pesquisa na UFMT, incluindo dados sobre os projetos de pesquisa ativos, informações sobre o programa de Iniciação Científica e Tecnológica (todas as modalidades), incluindo o mapa da distribuição de bolsas de estudo entre as agências de fomento, bem como o perfil dos estudantes vinculados ao Programa”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa.

O professor Leandro Battirola contou ainda que outras informações já publicadas envolvem o quadro de pesquisadores com produtividade em pesquisa, pesquisadores associados e grupos de pesquisa. “Todas essas informações podem ser consultadas em sua totalidade ou por Câmpus Universitário, Instituto ou Faculdade, bem como para cada curso de graduação, especificamente no caso do programa de Iniciação Científica e Tecnológica”, disse, acrescentando que o site agrega a distribuição da pesquisa em áreas de conhecimento e o quantitativo de instituições parceiras nacionais e internacionais.

O Propeq em dados também tem informações sobre o Edital de Apoio à Pesquisa 2021 com dados sobre a concessão por Câmpus e Instituto/Faculdade. “Por se tratar de uma ferramenta BI com todo seu dinamismo é possível obter informações bem precisas e pontuais em tempo real, o que é fundamental aos gestores das unidades acadêmicas”, destacou.

Versões em diferentes idiomas une UFMT e parceiros

As informações do Propeq em Dados estão disponíveis também em diferentes idiomas, em interação com parceiros internacionais da UFMT. O endereço tem versões em inglês, espanhol, mandarim e alemão. “É uma forma de prestigiarmos nossos parceiros internacionais para que também tenham acesso a essas informações institucionais. Nesse momento os dados estão disponíveis em inglês, alemão, espanhol e mandarim, além de português, representando grande parte das nossas parcerias internacionais”, pontuou.

Para o pró-reitor, o trabalho de criar as versões do site atende ao objetivo de internacionalizar a UFMT. “Disponibilizar essas informações em vários idiomas foi um dos nossos objetivos, já que a internacionalização na pesquisa é fundamental para que possamos ampliar e consolidar a atuação da UFMT de maneira a extrapolar as fronteiras de Mato Grosso e do Brasil”, finalizou.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças