PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA27 de Julho de 2022

Propeq apresenta chamadas em bioeconomia e usos da água

Chamada é fruto de parceria entre UFMT, MCTI e Finep para inovação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), lançou editais de duas chamadas internas para seleção de propostas em diferentes áreas. São editais desenvolvidos em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para as áreas de bioeconomia e inovações para o uso racional da água.

A Chamada Interna nº 3 objetiva selecionar até duas propostas relacionadas ao desenvolvimento de novas soluções para cadeias produtivas de economia, relacionada ao Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia. As propostas devem estar com proposições entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões, apresentadas por coordenador que deve ser servidor efetivo da UFMT. As propostas devem comprovar a cooperação com pelo menos uma comunidade local por meio da sua organização que a represente legalmente.

Entre os itens financiáveis estão despesas correntes como Pagamento de pessoal, material de consumo, diárias, passagens e serviços de terceiros; sejam eles pessoa física e jurídica e bolsas. O projeto inclui também despesas de capital; como obras, instalações, equipamentos e adaptações de estrutura predial e despesas operacionais e administrativas. As propostas devem ser submetidas até 07 de outubro com resultados preliminares divulgados em 24 de outubro e resultado final marcado para 28 de outubro. Até 30 de novembro as propostas institucionais devem ser submetidas.

As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador da proposta por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), pelo tipo de processo “PROPeq – subprojetos de infraestrutura de pesquisa” e encaminhado, com os documentos necessários para a unidade PROPeq. Serão avaliados o Grau de inovação da solução proposta; Impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelo projeto;  Contribuição para a sustentabilidade; Alcance da aplicação desenvolvida;  Parcerias e articulações institucionais; e Consistência da proposta. A proposta é apresentada por meio de formulário específico, o modelo apresentado pela Finep, a Carta de Anuência e a Declaração de Participação em Arranjo Institucional da Proposta.

Proposta busca tecnologias inovadoras para usos de água

A Chamada Interna nº 4 busca até duas propostas, que atuem na pesquisa, desenvolvimento e a inovação de tecnologias, produtos e processos que visem à racionalização dos usos da água para o saneamento básico, o agronegócio e a indústria; assim como, a gestão e monitoramento dos Recursos Hídricos.  Na chamada em específico serão selecionadas até duas propostas nas temáticas Racionalização dos Usos da Água e Gestão e Monitoramento dos Recursos Hídricos.

Cada projeto deve ter um valor mínimo de R$ 750 mil e no máximo de R$ 1,5 milhão advindas de coordenador que seja servidor ativo e efetivo da UFMT. O projeto deve ser executado em até 36 meses com itens financiáveis em despesas correntes, que incluem material de consumo, softwares e a instalação e manutenção de equipamentos relacionados ao projeto. Os recursos também podem ser aplicados em despesas de capital, como aquisição de equipamentos e realização de reformas e despesas operacionais e administrativas.

Na apresentação da proposta deve ser incluído o formulário devidamente preenchido e assinado, a proposta técnica e orçamentária com os serviços a ser realizados e informações sobre itens importados. Para as intervenientes cofinanciadoras, é necessário apresentar a Declaração de Participação no Arranjo Institucional da Proposta e a Declaração de Aporte por Interveniente Cofinanciadora. As propostas devem ser encaminhadas via Sistema Eletrônico de Informações – SEI, tipo de processo “PROPeq – subprojetos de infraestrutura de pesquisa”.

Os projetos serão avaliados por diferentes critérios que incluem a adequação e relevância da proposta quanto aos objetivos estabelecidos no Edital Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-HIDRO 2022, e à Linha Temática escolhida, qualificação da equipe executora quanto à sua expertise na Linha Temática da proposta, entre outros critérios. As propostas podem ser submetidas até 12 de agosto, com resultado preliminar divulgado 19 de agosto. O resultado final deve ser divulgado até 24 de agosto e a proposta institucional tem previsão de submissão até 02 de setembro.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças