A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir do Programa de Combate à Desinformação, realiza através do projeto "Liberalismo e Democracia: de onde vem isso? Serve para quê?" um curso para abordar o Liberalismo e a Democracia Liberal. As inscrições para o curso estão abertas até o dia 25 de junho a partir de formulário eletrônico. Ao todo são 60 vagas para discentes da UFMT, estudantes de ensino médio público e a comunidade externa.
O curso tem a proposta de apresentar elementos históricos e teóricos sobre o Liberalismo e a Democracia Liberal. Esta apresentação está acompanhada da análise de como estes elementos são apropriados na formação das instituições e da democracia no Brasil. Perguntas como “O que é o Liberalismo?”, “O que é Democracia Liberal?”, “Quais as origens e como funcionam as instituições democráticas?” fazem parte do programa do curso. Também está previsto abordar como o Liberalismo e a Democracia Liberal se organizam no Brasil e que tipo de Cidadania há no país.
As perguntas entram em debate e análise através da leitura e discussão de textos de autores clássicos e contemporâneos. O projeto de extensão acontece como parte do Programa de Combate à Desinformação em que a UFMT atua como parceira. O curso acontece em formato de Ensino à Distância (EaD), com vídeo-aulas, disponibilizadas em sala virtual, em que ao final de cada módulo, ocorrerão aulas síncronas para debates sobre os temas trabalhados em cada módulo. A carga horária do curso é de 60 horas prevista para começar em 28 de junho, seguindo até 18 de outubro.
As 60 vagas do curso são distribuídas em 15 vagas para discentes de graduação da UFMT, 10 vagas para discentes de pós-graduação da UFMT, 10 vagas para docentes de ensino médio público e 15 vagas para público em geral.
Leia mais: