PORGabriel Barros
Estagiário, com supervisão da Gerência de Imprensa

DATA04 de Novembro de 2020

Ciências

Projeto promove evento tecnologias lúdicas na pediatria

Evento acontece entre os dias 17 e 19 de novembro

O programa de extensão AMPLIAR, vinculado à Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, entre os dias 17 e 19 de novembro, a semana acadêmica sobre tecnologias lúdicas do cuidar em pediatria. O evento é aberto para toda comunidade e tem como objetivo promover o conhecimento sobre diferentes ferramentas para o cuidado em saúde da criança e do adolescente.

A programação conta com atividades realizadas das 18h às 22h, divididas em diferentes temáticas relacionadas à pediatria, com workshops de contação de histórias, palhaçoterapia e musicoterapia. O evento integra o projeto LUDOPED, cuja finalidade é buscar evidências científicas para o uso de diversas técnicas da terapia lúdica na enfermagem pediátrica.

As tecnologias lúdicas são ferramentas do cuidar que utilizam variadas estratégias a fim de promover o bem-estar e atender às dimensões físicas, psíquicas, culturais e sociais para favorecer a expressão infanto-juvenil e possibilitar a humanização no contexto de atenção à saúde.

“A ludoterapia, terapia através do brincar, tem se mostrado cada vez mais eficaz no tratamento de crianças e adolescentes no contexto hospitalar. São várias as ferramentas que podem ser utilizadas: brinquedos, jogos e brincadeiras, música, dança, contação de histórias, palhaçaria, entre outras que propiciam a comunicação, interação, vínculo e acolhimento da criança e de sua família, contribuindo no tratamento, recuperação e qualidade de vida”, explica a coordenadora do programa AMPLIAR, professora Gênesis Vivianne Cruz.

Para a docente, as tecnologias lúdicas do cuidar podem contribuir em aspectos do desenvolvimento infantil, incluindo fatores cognitivos, motor e da psicomotricidade, além de estimular a criatividade e imaginação, explorar habilidades físicas e artísticas e favorecer a socialização.

“Na programação teremos a princípio uma base teórica introdutória, seguida de compartilhamento de diversas experiências práticas exitosas desenvolvidas no cuidado à criança e adolescente e finalizaremos com atividades práticas em grupos virtuais”, destaca.

O estudante de Enfermagem Tiago Rebouças Mazza participa do projeto na organização e planejamento de cursos de capacitação sobre a utilização de tecnologias lúdicas em pediatria. Para ele, “as atividades possibilitam expandir os conhecimentos sobre saúde da criança para além dos muros das salas de aula. Além disso, o projeto promove oportunidades de conhecer ferramentas que vão permitir uma prática profissional mais humanizada”, afirma.

O evento será gratuito e realizado na modalidade online por meio de transmissão no canal do LUDOPED no Youtube. As inscrições e mais informações sobre a programação podem ser acessadas no site da semana acadêmica.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!