Cuiabá sedia a 57ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está presente no evento com produção de divulgação científica com o ConectZoo Agro. O projeto teve início em maio de 2023 como resultado de diálogo entre o Sindicato Rural e a Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ). A parceria está em processo de aprimoramento a partir do estande na exposição com aulas práticas e minicursos, além de outras atividades de divulgação científica.
“Basicamente no primeiro ano a gente tinha um estande montado dentro da Expoagro com apoio de 100% vindo do do do sindicato rural. Dentro do estande a gente montou banners sobre fake news dentro do agronegócio. Então a gente fazia dinâmicas com as pessoas que visitavam e algumas dinâmicas de brincadeira”, disse o professor João Costa Júnior, coordenador do projeto sobre as atividades no primeiro ano que englobam também seis professores ministrando palestras no fórum das cadeias produtivas. A partir de então, houve o trabalho com o estande e que abriu espaço para a curadoria do fórum das cadeias produtivas.
A proposta relacionada ao trabalho do ConectZoo é de estreitamento de relações entre a UFMT e o Sindicato Rural. O professor conta que o projeto evoluiu e passou a contar também com a participação do curso de Agronomia, que soma esforços com a Zootecnia. “A partir disso nós tornamos o projeto, que mudou o nome de identidade visual, o ConectZooAgro, conectando agronegócio à cidade. A proposta é levar uma comunicação palatável, consumível para o público como população urbana”, ressalta o docente apontando que é possível compreender por completo a atuação do agronegócio para Cuiabá.
O professor analisa o terceiro ano do projeto como um trabalho em conjunto. “Nós trabalhamos com o estande com o foco em sustentabilidade, conversando com a COP 30 no tema "Agro e clima: ações que promovem mitigação e sustentabilidade pelo agronegócio”. Nós tivemos 92 alunos trabalhando em todo o projeto", disse o professor sobre o envolvimento de alunos como atividade de estágio em uma crescente desde o início do projeto.
Integração também alcança crianças
O ConectZoo Agro também se destaca pela "Vitrine Tecnológica", que segundo o professor João Costa Júniorse caracteriza pelo espaço para demonstração com vegetais como frutas, verduras, legumes e forrageiras. “Nós tínhamos também o ConectZoo Agro como ação em que os alunos ficavam na entrada fazendo a organização de crianças para um tour pelos setores como minianimais bovinos e equinos”, explica o professor sobre a ação que alcançou 400 crianças na ExpoAgro.
O professor considera a divulgação científica essencial para conseguir propagar uma informação científica de qualidade para a população. “Ter uma divulgação científica por meio da extensão para mostrar às pessoas é essencial. Ali é um momento oportuno por ser uma exposição agropecuária em que se compreender como o agronegócio funciona. Os resultados reforçam a importância do agronegócio para Mato Grosso e o Brasil, e o quanto nós trabalhamos de forma cuidadosa em relação à sustentabilidade”, disse.