A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Câmpus Universitário de Sinop (CUS) tem um importante projeto de extensão para atendimento à comunidade. O Consultório Farmacêutico existe como projeto de extensão desde 2014 aberto à sociedade nas segundas e quintas-feiras, das 8h às 10h da manhã na sala 15 do Bloco Xingu II, na UFMT. A iniciativa conta com professores e alunos do curso de Farmácia da UFMT para enfatizar a importância do uso racional de medicamentos.
O projeto é coordenado pela professora Rafaela Grassi Zampieron, do curso de Farmácia da UFMT e começou na sede da Farmácia Regional do Município de Sinop. A partir deste ano o projeto funciona na própria UFMT, com a implantação da Farmácia Solidária no câmpus. O projeto de extensão funciona como ferramenta de cuidado com a saúde. As estatísticas de atendimento apontam que após a pandemia o projeto teve 400 pessoas orientadas em um ano e antes da Covid-19 houve registro de até 1000 cidadãos atendidos.
O objetivo do projeto de extensão é o uso correto de medicamentos e o acompanhamento contínuo de pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade, por meio de um atendimento em ambiente privativo e humanizado. O resultado é uma escuta qualificada e o desenvolvimento de ações clínicas farmacêuticas para enfatizar o acompanhamento do tratamento em curso; revisão dos medicamentos utilizados; testes de glicemia; aferição da pressão arterial; orientações sobre os problemas de saúde; alertas sobre os riscos dos medicamentos; cuidados com a automedicação; além do apoio no uso racional de medicamentos.
“A maioria da população acaba cometendo erros, como abandonar o tratamento após reações adversas ou usar medicamentos sem orientação. Nosso objetivo é prevenir essas situações e orientar adequadamente cada paciente”, explica Rafaela Grassi Zampieron, acrescentando que muitos pacientes têm dificuldades para utilizar corretamente seus remédios. O projeto contribui também com a formação prática dos estudantes do curso de Farmácia, com uma aluna bolsista e duas voluntárias, além dos participantes em ações externas.