Com intuito de divulgar os cursos, ações, estimular o ingresso e permanência de estudantes no Ensino Superior, o Câmpus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza o projeto de extensão “Conhecendo a UFMT Araguaia”. De forma presencial e virtual, a proposta tem a finalidade de levantar e divulgar informações a respeito da Instituição, inicialmente, à todas as Escolas de Ensino Médio de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, localizada em Goiás, divisa com a região..
O professor do curso de Direito do Câmpus, e proponente do projeto, Marcel Carlos Lopes Félix, explica que o Câmpus do Araguaia tem mais de 40 anos de atuação na região, e que o projeto passou a ser uma ação institucional necessária. “Nosso Câmpus tem duas, uma em Pontal do Araguaia e outra em Barra do Garças. Já formamos e continuamos a formar profissionais para diversos locais do Brasil e do Exterior. Porém, algumas informações não têm chegado ao público interno e externo com efetividade, especialmente, às escolas de ensino médio da região”, conta o professor, complementando que muitas pessoas acreditam que nunca conseguirão entrar em uma Universidade Federal, como, por exemplo, o Câmpus do Araguaia.
Marcel Carlos Lopes Félix conta, ainda, que a ideia do projeto iniciou no ano passado, permeada por diversos motivos, como o desconhecimento dos Cursos de Graduação da UFMT Araguaia por parte da população local, a necessidade de estímulo ao preenchimento das vagas ofertadas e o apoio à divulgação de informações internas para a permanência na Instituição.
“Para isso, estamos levantando informações a respeito de tudo que a UFMT Araguaia pode proporcionar, como o Restaurante Universitário, transporte próprio gratuito, bolsas e auxílios de diversas formas e valores. Começamos as reuniões em 2022 e estamos preparando as apresentações que ocorrerão a partir de março de forma presencial para as escolas das cidades mais próximas ao Câmpus do Araguaia e, de forma virtual, com as da região ”, destaca o docente, acrescentando que haverá, também, o uso das redes sociais oficiais da UFMT para divulgações e ações, além da página do projeto no Instagram que, em pouco tempo, já conta com milhares de visualizações.
Comunicação necessária com foco na população
O professor Marcel Carlos Lopes Félix acredita que o projeto é uma oportunidade de mostrar à população da região que a UFMT Araguaia é uma instituição de ensino e profissionalização para a sociedade. “Divulgaremos os 16 cursos de Graduação disponíveis em nosso Câmpus, além de informações a respeito de setores e estrutura, tais como a área administrativa, a assistência estudantil, os projetos de ensino, pesquisa e extensão, dentre outras possibilidades de acesso a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada”, ressalta.
Sabendo do compromisso da UFMT para todo estado, o docente destaca ainda a relevância da divulgação e o compromisso com a sociedade. “Precisamos conhecer melhor e divulgar esta Instituição para demonstrar a importância dela, seja para a nossa região, seja nacional ou internacionalmente. Como exemplo, quero desmistificar a concepção de que não é possível fazer um curso que seja integral. Isso ocorre porque os candidatos não têm informações de que há diversas Políticas Públicas de apoio para a entrada e a manutenção por meio auxílios, bolsas, transporte próprio gratuito e Restaurante Universitário de qualidade e com baixo custo. Com essas oportunidades, é possível se dedicar às atividades e às oportunidades, dentro e fora da UFMT, o que gera bons frutos à comunidade interna e externa, com a formação de profissionais qualificados, projetos de Pesquisa que ajudam a ciência e outras áreas. É uma forma de retorno do investimento feito na Educação Pública brasileira”, explica.
“Precisamos divulgar a Instituição, para demonstrar a importância para nossa região, nacional e internacionalmente. Inúmeras pessoas entram e permanecem em seus cursos em virtude de apoios como as bolsas e auxílios, transporte para o Câmpus. Com isso conseguem se dedicar às atividades e às oportunidades, o que gera bons frutos à comunidade interna e externa, por meio de profissionais qualificados no mercado, projetos de pesquisa que ajudam a ciência e outras áreas. É como forma de retorno do investimento feito na Educação Pública brasileira”, explica.
Como passou a ser uma proposta institucional, o projeto conta com o apoio da comunidade interna da UFMT. “Temos grande adesão, apoio e auxílio de docentes, estudantes, técnicos(as), Diretório Central de Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas, Projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa, setores administrativos, dentre outros. Coordeno uma equipe muito interessada em conhecer e divulgar a UFMT Araguaia. Iniciamos com 40 membros, mas que agora conta com mais de 60 Integrantes, levando em consideração a procura e o interesse pela Projeto”, finaliza o coordenador, acrescentando que conta com o apoio das comunidades internas e externas à UFMT para acompanhar e divulgar as ações nas redes sociais oficiais da UFMT e do Câmpus do Araguaia.