Nesta terça-feira (22) acontece a exibição do documentário "Eu [não] SOU de Computação" no auditório do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A inicativa é promoção do projeto de extensão Computação & Sociedade em Debate do Instituto de Computação e está aberta para estudantes, docentes e a comunidade em geral. É possível fazer inscrições por formulário eletrônico para garantir o certificado de participação.
De acordo com a organização, o documentário "Eu [Não] Sou de Computação" aborda as soluções de permanência e de sucesso acadêmico e profissional de pessoas negras na área da Computação por meio de sete histórias marcantes de jovens negras e negros.Eles relatam suas vivências e apontam caminhos possíveis para lutar contra o racismo estrutural cotidiano, tecendo uma reflexão necessária e urgente de possibilidades para o futuro de jovens negras e negros.
O documentário foi desenvolvido no âmbito do projeto Negras e Negros na Computação (NNC UFBA) que integra o Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – ONDA DIGITAL, sob a coordenação do Prof. Dr. Ecivaldo Matos, do Instituto de Computação da da Universidade Federal da Bahia (UFBA, com apoio do Institute of International Education (IIE/EUA) e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE/UFBA).