Começam nesta quarta-feira (27), as inscrições do edital de admissão de graduado para as vagas nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ao todo são ofertadas mais de 700 vagas nos Câmpus de Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia e Sinop. Para esta seleção não há cobrança de taxas, e os interessados devem submeter inscrição pelo Portal de Ingresso.
Para concorrer às vagas é necessário o Diploma e Histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou revalidado pelo órgão competente no Brasil. O candidato poderá se inscrever para concorrer somente a uma vaga.
No ato da inscrição é necessário que o candidato tenha em mãos o Histórico escolar ou documento equivalente, em que constem: nome de todos os componentes curriculares/disciplinas cursados e registrados, notas atribuídas, aprovações/reprovações, legenda de símbolos e abreviações que constem do documento; Documentos pessoais (RG e CPF) e Endereço eletrônico (e-mail) válido.
Como parte dos critérios de seleção, o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg) da UFMT, professor Adelmo Carvalho da Silva, salienta que o anexo II do edital, que trata da afinidade do curso, deverá ser consultado pelo candidato para verificar se há ou não afinidade com o curso pretendido para fins de preenchimento da inscrição.
“De posse desses documentos, orientamos que os candidatos preencham todas as informações solicitadas no formulário eletrônico de inscrição. Pedimos atenção no que se refere aos componentes curriculares/disciplinas e suas respectivas notas, onde o candidato deverá informar, em campo específico, somente o que estiver registrado no histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (IES) em que concluiu a graduação”, explica o pró-reitor.
De acordo com o edital, os candidatos devem salvar, em formato PDF, o comprovante de inscrição que brevemente será utilizado para realização da pré-matrícula.
Distribuição das vagas e seleção dos inscritos
Para o Câmpus de Cuiabá são ofertadas 110 vagas, e para o Câmpus de Várzea Grande 37. O Câmpus do Araguaia disponibiliza 130 vagas, e o Câmpus de Sinop com 487”. A lista completa com a relação de cursos consta no anexo I do edital.
Para as vagas dos cursos de Música, Bacharelado e Licenciatura, o candidato, além de preencher os requisitos previstos no item 3 do Edital, deverá possuir a Certificação de Habilidade Específica em Música, expedida pelo Departamento de Artes da UFMT, ou por conservatórios e/ou outras escolas de música devidamente reconhecidas.
Quanto à seleção dos inscritos os critérios constam no item 5 do Edital, e serão por afinidade de curso, priorizando a ordem de: curso a fim e outro curso; e Maior Coeficiente de Nota (CN), de acordo com os critérios estabelecidos no subitem 5.3. O edital esclarece que o CN calculado não é o mesmo coeficiente de rendimento que consta no histórico escolar ou documento equivalente.
A relação de inscritos e o resultado da classificação geral será divulgada no dia 01 de agosto, no portal de ingresso da UFMT. Recursos contra o resultado podem ser enviados até 17h, horário de Cuiabá, do dia 03 de agosto. Período de pré-matrícula on-line no Sistema de Gestão de Ingresso (SGI) relativo à 1ª chamada acontece entre os dias 09 e 12 de agosto.