A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgou, nesta terça-feira (7), o edital para concessão de apoio emergencial para alimentação de estudantes da Instituição. O objetivo é garantir a permanência e auxiliar os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em suas despesas básicas de alimentação, em razão da pandemia de Covid-19.
O edital é voltado para estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais, que possuam renda bruta per capita familiar inferior a um salário mínimo e meio, conforme estabelece o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
Estudantes já cadastrados no Programa de Assistência Estudantil, ingressantes por ações afirmativas, em cotas de renda, ou cadastrados no CadÚnico, a inscrição deve ser feita via processo SEI, do tipo "PRAE-Apoio-Emergencial-Alimentação'. Para os demais estudantes, é necessário participar do Edital de Cadastramento da Assistência Estudantil (03/2020/Prae) vigente e, após o resultado da avaliação, proceder para a abertura do mesmo processo.
Terão prioridade os discentes que não estão recebendo auxílio do Programa de Assistência Estudantil, que ingressaram na UFMT a partir do ano letivo de 2018, que tenham filhos de 0 a 5 anos e que tenham maior quantidade de membros no grupo familiar. Não poderão ser contemplados aqueles que já são atendidos pelo Auxílio Complementar de Alimentação, uma vez que os editais têm a mesma finalidade.