O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com editais para inscrições de mestrado e doutorado de alunos regulares. As vagas distribuídas em seleção geral, Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PQSTAE-UFMT) e para o Programa de Qualificação Stricto Sensu dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (PQS-IFMT). As candidaturas ocorrem via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFMT entre os dias 1° de setembro e 2 de outubro.
No edital 03/2025 há a seleção de discentes regulares no mestrado e doutorado para ampla concorrência e ações afirmativas, com o preenchimento de até 25 vagas para ingresso em 2026 na área de concentração "História, Territórios e Fronteiras". Para o mestrado são até 15 vagas e para o doutorado são 10 vagas. Em ampla concorrência são até 11 vagas no mestrado e sete no doutorado. O edital enfatiza que NÃO serão aceitas inscrições presenciais, por e-mail, via postal ou qualquer outra modalidade.
Por sua vez, o edital 04, trata do Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso para qualificação Stricto Sensu (PQSTAE-UFMT). Através do programa será oferecida uma vaga para o mestrado e uma vaga para o doutorado sem a implicação de compromisso com o preenchimento total das vagas, nem em obrigatoriedade de concessão de bolsas. As inscrições são realizadas por meio do SEI com a possibilidade de buscar mais informações na Secretaria do PPGHis pelo número +55 (65) 3615-8493.
O edital 05 trata do Programa de Qualificação Stricto Sensu dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (PQS-IFMT) também com uma vaga para o mestrado e outra para o doutorado. A seleção envolve as fases de homologação das inscrições, avaliação do projeto de pesquisa e arguição sobre o projeto de pesquisa. O resultado final deve ser publicado até o dia 12 de dezembro de 2025 por meio das páginas da UFMT e do programa de pesquisa.