PORBeatriz dos Santos Passos
Estagiária, com supervisão da Gerência de Imprensa

DATA18 de Outubro de 2021

Plataforma transmite produções da UFMT em streaming

A Filmjoin oferece serviço gratuito e pago de forma colaborativa

A  Filmjoin, plataforma de streaming com sede no Escritório de Inovação e Tecnologia (EiT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi uma das ideias inovadoras selecionadas pela Incubadora Priante em sua primeira edição. Depois de avançar na fase de pré-incubação, o serviçovem ampliando a distribuição e acesso às produções de audiovisual feitas pela UFMT e diversos produtores do país.

Segundo o sócio proprietário do serviço, Johnny Di Bartolo, a ideia surgiu da vontade de inovar na distribuição de filmes e documentários. “A nossa vontade sempre foi produzir, de forma colaborativa, conteúdos qualificados. Que é uma ideia que se diferencia dos serviços de streaming tradicionais, porque permite mais interação com com quem produz e consome os filmes, séries e documentários”, explicou Johnny DiBartolo.

A proposta foi selecionada pelo  Programa de Pré-Incubação da Priante, que auxiliou os empreendedores a validar a ideia de negócios inovadores e qualificar um possível negócio para ingressar no mecanismo de incubação, analisando o perfil dos empreendedores e sua viabilidade técnica e econômica.

A Joinfilm, como conta Johnny DiBartolo, nasce na UFMT, mas está aberta para todos os públicos. “Nosso objetivo é ter produções de todos os lugares, reunindo quem produz, consome e  gosta de audiovisual. Queremos construir um serviço legal e uma alternativa aos grandes streamings. Estamos com muitas ideias para o futuro, temos projetos de transformar teses produzidas na UFMT em conteúdos audiovisuais, de fazer animação e desenvolver outras possibilidades na plataforma”, ressaltou DiBartolo.

Atualmente, a plataforma possui um acervo de produções nacionais e internacionais, que podem ser consumidas de forma paga ou sem custo. Além disso, transmite produções audiovisuais feitas por alunos e professores da UFMT, com o intuito de ampliar o alcance das obras, levando a Universidade para diferentes ambientes.

Com cadastro, gratuito, é possível aproveitar a série “Ser Tão Araguaia”, ou conferir a pré estreia do documentário “NILSON PIMENTA”, que conta a história do desenhista, pintor autodidata, e ex professor no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular (Macp) da UFMT.

“Desde o começo da FilmJoin, o suporte da Incubadora Priante foi fundamental. No processo tivemos orientações da área do direito, da comunicação e Tecnologia da Informação, dando auxílio desde de termos de uso a meios de realização da FilmJoin. Por isso que afirmo, sem a UFMT e sem o Incubadora Priante não teríamos chegado onde chegamos”, finalizou Johnny DiBartolo.

Programação de Outubro

A terceira edição do Festirua é transmitida até o final de outubro no canal streaming da Filmjoin. A programação do festival oferece 30 vídeos, que podem ser assistidos gratuitamente, com animações do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, México, Espanha e Islândia.

O evento conta com apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura e das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, Santa Catarina.

Acesse e cadastre-se na FilmJoin

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108