PORGerência de Imprensa
ascom@ufmt.br

DATA15 de Junho de 2021

Acadêmico

PesquisaCom reúne programas de pós-graduação em Comunicação

Elisa Elsie
Encontro congrega pesquisadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

A segunda edição do Seminário Interprogramas em Comunicação das regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste(PesquisaCom) traz duas grandes novidades este ano: a presença da região Centro-Oeste pela primeira vez e a apresentação das pesquisas de discentes em três rodas de conversa. O evento, totalmente virtual e gratuito, é uma continuação do trabalho iniciado em 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN) e, em 2021, conta com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT) na equipe organizadora.

O evento reúne 16 programas de pós-graduação e 68 grupos de pesquisa ligados a universidades públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Na quarta-feira (16), primeiro dia, haverá a conferência de abertura com o professor Maurício Ribeiro, presidente da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) com o tema "Para onde caminha a pós-graduação em Comunicação no Brasil", seguida de uma mesa redonda e debate.

O evento, que vai até sexta-feira (18), contará com apresentações de todos os grupos de pesquisa inscritos. Já as rodas de conversa estão divididas nas três noites do evento, das 19h às 21h (horário de Brasília), sendo a primeira "Comunicação e Decolonialidade". No segundo dia , a roda de conversa terá o tema "Comunicação e Pandemia" e a terceira roda encerra o evento com a temática Informação, Desinformação e Incomunicação.

O II PesquisaCom tem a finalidade de ampliar o diálogo inter-regional, visibilizando e possibilitando o compartilhamento de estudos, temáticas e metodologias desenvolvidas nessas regiões do país. Fortalecer a produção acadêmica e estreitar parcerias em publicações, pesquisas e atividades de ensino e extensão fazem parte da proposta do evento, que conta com a realização do PPgEM da UFRN em parceria com os Programadas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Imperatriz), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Para professora Tamires Coêlho, docente do PPGCOM/UFMT que integra a equipe organizadora, o Pesquisacom, além da finalidade de divulgação científica, se destaca por sua importância política. “É um evento que estreita pontes e aproxima pesquisadores de regiões brasileiras mais impactadas pelos cortes de verbas da educação pública. Mais que a importância de conectar docentes, discentes e grupos de pesquisa, pensando em colaborações futuras interinstitucionais, o evento é também um momento para pensarmos em estratégias de sobrevivência e articulação política diante de uma configuração científica profundamente desigual em nosso país”, destaca a professora.

Cinco grupos de pesquisa vinculados ao PPGCOM/UFMT participam do II Pesquisacom: MID - Mídias Interativas Digitais; Ciclo - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania; ECOleidoscópio: olhares entrecruzados sobre meio ambiente; OPSlab - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade; e GECAS: Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais. A programação completa do II PesquisaCom você confere no site do evento, onde também pode se inscrever como ouvinte: https://www.even3.com.br/pesquisacom2. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificados.

As inscrições podem ser feitas no site  https://www.even3.com.br/pesquisacom2. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  com cópia para qualisppgem@gmail.com

Confira a programação

16/06 – Quarta-feira

Manhã – 9h às 12h: Conferência de Abertura – Para Onde Caminha a Pós-Graduação em Comunicação no Brasil – professor Maurício Ribeiro, presidente da Compós

Tarde – 14h às 18h: Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Noite – 9h às 21h: Roda de Conversa – Debate aberto com integrantes dos grupos de pesquisa sobre temáticas de interesse comum. Tema: Comunicação e Decolonialidade

17/06 – Quinta-feira

Manhã – 9h às 12h: Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Noite – 19h às 21h: Roda de Conversa – Debate aberto com integrantes dos grupos de pesquisa sobre temáticas de interesse comum. Tema: Comunicação e Pandemia

18/06 – Sexta-feira

Tarde – 14 às 18h: Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Noite – 19h às 21h: Roda de Conversa – Debate aberto com integrantes dos grupos de pesquisa sobre temáticas de interesse comum. Tema: Informação, Desinformação e Incomunicação

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!