Nesta quinta-feira (12), aconteceu o lançamento do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento realizado no no Auditório do Bloco Didático contou com a presença do reitor da UFMT e gestores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A atividade contou com a apresentação musical da Sinfomed, composta por estudantes de Medicina da UFMT.
Para o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, a iniciativa é uma etapa estratégica de alinhamento e interlocução interinstitucional. “O PDG abrange a comunidade hospitalar, os servidores do HUJM, e com o objetivo de melhorar a qualidade em Ensino, Pesquisa, Gestão e Assistência, e centrado nas competências, para assegurar eficiência e eficácia nos processos e rotinas de gestão”, observou.
O PDG, para a gerente de Ensino e Pesquisa, professora Márcia Hueb, representa um processo contínuo de desenvolvimento. “É um processo mais focado em aprendizagem e partilha. Gestão é uma competência a ser adquirida e desenvolvida de forma integrada. Agradeço o empenho e presença dos gestores do HUJM neste evento”, sintetizou a professora.
Conforme o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no exercício da presidência, Antonio César Alves Rocha, o PDG é considerado inovador para a Rede. “O escopo do programa, como apresentado nesta ocasião, se torna um laboratório para incentivar ações semelhantes em outros hospitais universitários federais, portanto, parabenizo o HUJM pelo projeto”, comentou.
A superintendente do HUJM, professora Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, reforçou a importância da interlocução. “Fico muito feliz e honrada com a presença da Reitoria, dos gestores da UFMT e da Alta Gestão da Ebserh, no sentido de convergir esforços para aperfeiçoamento de recursos humano, as principais forças motrizes de um hospital universitário, inserido no maior programa de saúde público do mundo, o Sistema Único de Saúde”, prosseguiu.
Programa facilita convergência entre UFMT e Ebserh
Na visão do gerente Administrativo, Cassiano Moraes Falleiros, os preceitos do programa abrangem de normativas da UFMT e da Ebserh a relação interpessoal. “O propósito-chave sintetiza na convergência, para seguir além das chefias, constituindo efetivas equipes de liderança, por meio do desenvolvimento por competências”, afirmou.
A gerente de Atenção à Saúde, Michele Andraus, agradeceu o empenho dos gestores e lembrou o Dia Mundial da Enfermagem, celebrado naquele mesmo dia. “Nossos agradecimentos aos enfermeiros e técnicos, que se empenham em prol de um cuidado integral e humanizado, e são elementos estratégicos para que o HUJM possa prosseguir sempre rumo à excelência, com sinergia”, disse.
Participaram também do lançamento o secretário de Gestão de Pessoas, André Baptista Leite, a coordenadora de Desenvolvimento Humano, Jozanes Assunção Nunes, a coordenadora de Administração de Pessoal, Karen Louize Trento, a professora Nara Cristina de Souza, e pela Comissão Permanente de Movimentação de Pessoal e Relações de Trabalho, João Bosco Pereira de Souza Cajueiro.
* Com informações do HUJM-UFMT