PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA18 de Agosto de 2022

Orquestra da UFMT tem primeira apresentação com maestra

Arquivo Orquestra UFMT
Emanuelle Guedes rege concerto com peças eruditas e populares

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prepara um novo concerto para realização no Teatro Universitário. A apresentação que acontece no dia 07 de setembro será a primeira exibição no espaço universitário da maestra Emanuelle Guedes à frente da orquestra. O concerto que celebra o bicentenário da Independência do Brasil traz ao mesmo tempo repertório erudito e popular, celebrando grandes nomes da música orquestral e artistas mato-grossenses, como Estela Ceregatti.

A maestra Emanuelle Guedes conta que há um avanço com a apresentação que acontece no dia 07 de setembro. “O avanço se dá em muitos aspectos. Eu diria que acima de tudo é um avanço para a sociedade, visto que a profissão de maestro,  desde a sua origem, foi exclusiva e predominantemente masculina até poucas décadas atrás. Mulheres não eram aceitas no pódio, e quando esse processo começou a resistência surgiu de vários setores, isto porque era inadmissível uma mulher exercer uma profissão de liderança,  principalmente frente à orquestra”, analisa.

Emanuelle Guedes acredita que a presença de uma maestra é um sinal de mudanças na música e também nas relações sociais. “A posição da Orquetra em levar para a sua estrutura uma maestra, mostra que não há e nem deve haver sexismo em qualquer profissão, e o único parâmetro a ser levado em consideração é o profissionalismo. Isto acarretará em uma mudança de mentalidade para todos nós como músicos, pessoas e sociedade”, conta a maestra que fez a sua estreia a frente da Orquestra na apresentação realizada no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães.

O maestro Fabrício Carvalho considera que o momento é importante para a universidade. “O ambiente orquestral mundial é muito machista e é uma lástima isso porque temos mulheres competentes na regência mundial e a Emanuelle é uma prova disso, formada na UFMT e que este ano é regente adjunta. É a chance de vermos o trabalho de uma maestra formada pela UFMT e com uma carreira importante. Para a Sinfônica da UFMT é uma evolução e para a UFMT é uma realidade porque é uma aluna ocupando um espaço muito especial”, disse o maestro classificando o caminho como sem volta.

Obras eruditas e populares fazem parte da apresentação

De acordo com a maestra Emanuelle Guedes o repertório para a apresentação de 07 de setembro será dividido em duas partes. “O concerto do dia 07 de setembro apresentará um repertório erudito e popular. A primeira parte do concerto será dedicada ao repertório orquestral, com obras de Schubert, Barber, Guerra-Peixe e Bernstein. Na segunda parte teremos o prazer de apresentar ao nosso público a artista mato-grossense premiada Estela Ceregatti, Solista da noite”, conta a maestra.

Fabrício Carvalho relembra que este é o terceiro concerto da Orquestra em 2022. “É o terceiro concerto da temporada 2022. Contamos com concertos em 05 de junho e 10 de julho, alternando música sinfônica e música de câmara. Voltamos agora a música erudita na primeira parte e uma segunda parte dedicada a Estela Ceregatti, uma compositora mato-grossense com reconhecida carreira nacional. É mais um concerto de uma temporada que promete mais três concertos este ano em outubro, novembro e dezembro”, comenta.

Emanuelle Guedes ressalta que a celebração do bicentenário da Independência do Brasil é importante e está incluída no concerto da Orquestra. “Para este concerto em uma data memorável para o nosso país, os 200 anos da Independência, a expectativa é de proporcionar ao nosso público uma experiência musical que contemple a ecleticidade que é o Brasil”, reforça.

Orquestra Sinfônica da UFMT volta com emoção e solidariedade

Coral de Trombones faz apresentação com repertório popular

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT