PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA04 de Outubro de 2022

Comunidade

Orquestra da UFMT sobe ao palco com "Trilhas de Cinema”

Ingressos são 2kg de alimentos trocados na Uniselva, Câmpus de Cuiabá

As músicas dos filmes que marcaram época e emocionaram plateias por todo mundo estarão presentes no próximo concerto da  Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Trilhas de Cinema”, sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, será apresentado  no próximo domingo (09), em duas sessões, às 17h30 e às 20h, no Teatro Universitário. Os ingressos serão apenas 2kg de alimentos não perecíveis que deverão ser trocados na Fundação Uniselva, no Câmpus de Cuiabá.

Como um dos espetáculos musicais mais esperados todo ano, Fabrício Carvalho reforça a paixão da Orquestra por esse concerto, que é realizado nos últimos dez anos. “Sempre procuramos realizar esse espetáculo porque é  certeza de sucesso. As grandes orquestras do mundo realizam, e a trilha sonora é algo muito forte na concepção fílmica”, explica, complementando que os filmes que estarão no repertório desse dia são clássicos dos últimos quarenta anos e que haverá um telão de led onde serão exibidos trechos dos filmes.

Independente da idade, o concerto com certeza irá tocar os corações e emoção dos presentes, é o que garante o maestro da Orquestra. “Não posso revelar o repertório, pois é uma grande surpresa para todos. Mas, teremos  músicas mais recentes e mais antigas, que irão com certeza mexer com o imaginário das pessoas. Fazer trilha ao vivo é sempre algo encantandor”, explica.

Aqueles que prestigiarem o evento estarão mais uma vez contribuindo com o Abrigo Bom Jesus, para onde os alimentos arrecadados serão doados. O maestro explica que para garantir um controle e melhor gestão, cada pessoa poderá trocar apenas um ingresso, ou seja, a cada 2kg de alimentos será destinado um ingresso por CPF. Ao longo desses anos a Orquestra tem apoiado a Instituição que cuida dos idosos de Cuiabá e regiões do Estado, e mais de 4 toneladas já foram arrecadadas e distribuídas

Em cena, o popular e o erudito

Para Fabrício Carvalho as trilhas sonoras fazem o diálogo entre o erudito e o popular. “Algumas trilhas acabam se tornando verdadeiros clássicos da música instrumental, e outras servem como suporte. Tem muito da música erudita em nosso cotidiano, e sempre podemos perceber a música como base, servindo como plataforma emocional para as cenas”, diz.

O maestro conta ainda que a temporada desde ano tem sido de certa forma histórica. “Abrimos em junho, com a solista Luísa Vogt, depois tivemos o coral de trombones inaugurando novos horários, pois o evento foi pela manhã, o que populariza o acesso a música de concerto. Houve a estreia da Emanuelle Guedes, formada pela UFMT, e fez seu primeiro concerto à frente da Sinfônica, num ato político musical, num programa que contou com a Estela Ceregatti”, explica.

Para aqueles que gostam de boa música, já pode deixar na agenda que dia 13 de novembro, a Orquestra realiza um super concerto ao ar livre, no Parque das Águas em Cuiabá. Neste dia o concerto será sobre os últimos 50 anos da história da música brasileira. “Será um grande presente da UFMT para toda a sociedade matogrossense. Temos estimativa de um público de 20 mil pessoas.Já em dezembro temos algumas agendas, como o dia 11 em que comemoramos o aniversário de fundação da UFMT, com previsão de reapresentação do concerto de trilhas de filmes no Sesc Arsenal”, finaliza.

Orquestra da UFMT tem primeira apresentação com maestra

Orquestra Sinfônica da UFMT volta com emoção e solidariedade

Coral de Trombones faz apresentação com repertório popular

Orquestra entra em Festival com repertório em meio ambiente