O Núcleo de Pesquisa em Direito do Araguaia (Nupedia) participou com 10 pesquisadores da Summer School 2022, na Itália. Os estudantes e a coordenação do núcleo dialogaram com pesquisadores de diferentes países sobre proteção de patrimônio arquitetônico com diversas áreas de estudo. Além de participar de eventos fora do Brasil o núcleo também conta com diversas publicações em revistas científicas de impacto.
De acordo com a Coordenadora do Nupedia, professora do curso de Direito no Câmpus do Araguaia, Sandra Negri, a Summer School 2022 é programação anual realizada por vários institutos europeus, entre eles está a Universidade Aldo Moro, da Itália. "Há ainda organizações que representam profissionais como geógrafos e engenheiros. É realizada nos meses de junho ou julho de cada ano e neste ano de 2022 foram 60 participantes, 10 países e entre eles 10 são pesquisadores do Nupedia", relatou a professora sobre o evento que está em sua 13a edição.
A jornada de 10 dias de pesquisa de campo começou na cidade de Assis e seguiu até Bari, na Itália. “A Summer School é realizada pelo Comitê Internacional de Fotogrametria Arquitetônica da Itália e vários outros órgãos de ensino e de pesquisa italianos. Para nós do Nupedia a participação é extremamente interessante a medida que nós, pesquisadores do Nupedia conseguimos agregar conhecimento de 10 países participantes com experiência de engenharia, física, manutenção de meio ambiente”, destacou a professora Sandra Negri.
A professora conta ainda que os participantes conheceram mais sobre levantamento digital 3d para patrimônio histórico e cultural. “Nós fizemos a junção de duas expertises, basicamente. O Direito, como regulamentação para o levantamento em 3D para o patrimônio arquitetônico e cultural com o paralelo entre as regras jurídicas dos países agregado a expertise da física, da matemática e da engenharia”, pontuou, acrescentando que houve uma interação especial entre Brasil, Itália, Arábia Saudita, Turquia e Romênia, a respeito da legislação dos países sobre o mesmo tema.
Sandra Negri explicou que o evento rompe a ideia de um local fixo para o encontro de pesquisadores. “A Summer School é itinerante. Os ganhos é habituar a formas de eventos itinerantes, trocar informações entre pesquisadores sobre pesquisa aplicada e colocar o mundo jurídico na pesquisa aplicada com outras expertises, que é uma novidade para o Brasil”, comentou a professora sobre a participação do Nupedia que já está confirmada para dois eventos em 2023.
Nupedia acumula 150 publicações de manuscritos em menos de dois anos
A professora Sandra Negri explica que o Nupedia é um núcleo de pesquisas aplicadas que absorve o curso de Direito e mais de 60 pesquisadores convidados, entre brasileiros e estrangeiros, desde 2021. “O Nupedia tem entre as suas ações de trabalho publicações científicas e também a realização de intercâmbio de pesquisadores com a intenção de internacionalizar a nossa UFMT. Nós publicamos em 2021 em torno de 100 manuscritos científicos e mais de 52 publicações estão programas para o mês de agosto de 2022”, comentou a professora.
As publicações realizadas pelo núcleo estão em revistas com qualificação A no índice Qualis, ligados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Temos agendados e aceitos 52 manuscritos científicos em revistas A”, destacou a professora Sandra Negri. Segundo a coordenadora do Nupedia, há ainda duas pós-graduações lato sensu ligadas ao Nupedia, uma em Gestão Pública para a região do Araguaia e outra é de Segurança do Trabalho. Mais informações sobre o Nupedia estão disponíveis na rede social do núcleo e também no canal de Telegram.