PORAndré Faust
Jornalista

DATA09 de Junho de 2020

Novo portal da UFMT entra no ar

Layout da página inicial da UFMT
O site busca potencializar a comunicação da Instituição

O novo portal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entra no ar nesta quarta-feira (10), com inovações no conteúdo, design e navegação. Focada na experiência dos usuários, a nova página busca potencializar a comunicação da Instituição com os diversos públicos, ao mesmo tempo em que destaca sua produção científica, extensionista e cultural.

Para o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, o portal é estratégico para o contato da Instituição com a comunidade de forma a garantir o acesso tanto a informações como a serviços da Instituição no campo administrativo e acadêmico. Também é uma das ferramentas para receber solicitações de serviços, sugestões e avaliações, funcionando na autoavaliação e interação social da Instituição.

A característica da UFMT como "Universidade Multicâmpus" ganha protagonismo no novo portal. A partir da página inicial, os usuários podem navegar pelo portal a partir dos sites dos câmpus do Araguaia, Sinop e Várzea Grande, que trazem notícias, informações e serviços de maior relevância para essas regiões.

Voltado para atender ao interesse dos usuários, o site traz sessões como "Comunidade", "Serviços" e "Eventos", que buscam reunir e organizar as atividades e equipamentos de extensão e cultura da UFMT abertos à sociedade. Nessas sessões, os usuários podem conferir as datas de apresentação do Coral UFMT, as palestras de pesquisadores da própria Instituição, ou convidados. Também há cursos de idiomas, ou música, entre tantas outras possibilidades.

A partir de pesquisas de históricos de navegabilidade dos usuários no portal anterior da UFMT e da aplicação de questionários, as informações do site foram reorganizadas de forma a facilitar que o internauta encontre o que procura de maneira intuitiva. Além disso, o layout foi desenvolvido de forma responsiva, permitindo uma navegação otimizada tanto em computadores, quanto em tablets e celulares.

"Resultado do esforço conjunto de servidores técnico-administrativos, docentes e discentes envolvidos na criação desta plataforma, poderemos potencializar a presença da UFMT na região, com uma comunicação diversificada e atrativa para os diferentes públicos", afirmou a Secretária de Comunicação e Multimeios, professora Janaina Pedrotti.

O novo site foi desenvolvido com a colaboração dos Câmpus da UFMT, membros das diferentes categorias, as Pró-reitorias de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Pesquisa (Propeq), Assistência Estudantil (Prae), Ensino de Graduação (Proeg), Ensino de Pós-Graduação (Propg) e Planejamento (Proplan), além das Secretarias de Comunicação e Multimeios (Secomm), Tecnologia Educacional (Setec), Tecnologia da Informação (STI), Infraestrutura (Sinfra) e Gestão de Pessoas (SGP).

Trabalho contínuo

O processo de migração dos conteúdos para a nova plataforma continua ocorrendo. Apesar do empenho coletivo e de muito ter sido feito, algumas unidades acadêmicas e administrativas, cursos de graduação e pós-graduação, grupos de pesquisa e projetos de extensão ainda precisam concluir a migração de todas as informações para a nova plataforma.

Além disso, os profissionais de programação continuam aprimorando o sistema, eliminando bugs, melhorando a navegabilidade e a usabilidade do portal e reforçando a segurança do mesmo.

Usuários que desejarem reportar problemas encontrados, bem como enviar sugestões, podem clicar no botão "Quero Contribuir", localizado na barra inferior do portal. O portal antigo ainda continuará no ar para garantir que este processo ocorra sem dificuldade para todos.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!