PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA05 de Setembro de 2022

Novo SEI já está disponível para público da UFMT

Versão avança em acessibilidade, layout intuitivo e uso de nome socia

Disponível a partir desta segunda-feira (05) a nova interface do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para além do novo layout, proporciona aos usuários maior acessibilidade em dispositivos móveis, painel de controle com visão resumida e personalizada e maior segurança com autenticação em dois fatores. Além dessas melhorias, a plataforma atualizada dinamiza e contribui para o melhor fluxo dos processos da Instituição.

O secretário de Tecnologia da Informação, professor Jean Caminha, conta que o  SEI 4.0 é uma importante atualização, que dentro das melhorias de segurança e desempenho, traz novos recursos aos usuários para o aumento da produtividade. “São muitas funcionalidades, e dentre elas a nova versão traz a autenticação em dois fatores, em que o usuário pode usar, além da senha do sistema, outra para conseguir logar, o que pode ser feito com o próprio celular. Analisamos que tudo isso contribui para  aumentar a segurança tecnológica, hoje tão vulnerável”, explica, complementando que o acesso ao SEI por dispositivos móveis foi retrabalhada ficando agora mais ágil e acessível também às pessoas com deficiência.

Além dessas funcionalidades que objetivam dar celeridade e organização nos processos eletrônicos, a barra de ferramentas passou por uma releitura dos ícones já existentes, ficando agora mais intuitivos.  Agora os usuários podem utilizar o painel de controle para possibilitar uma visão resumida e personalizada. Nesta funcionalidade as unidades podem configurar o painel de acordo com as preferências que desejam visualizar, entre elas os processos abertos, controle de prazos e retornos programados.

Ainda sobre o layout ficam agora com a marcação na cor azul os protocolos lidos na árvore de processo. Quanto aos marcadores, agora é permitido mais de um marcador em processo, e foram incluídas 22 novas opções de cores para esse tributo. Os usuários podem adicioná-los e removê-los no Controle de Processos, e podem também adicionar comentários nos documentos.

Em relação às pesquisas no sistema, agora é possível recuperar processos filtrando por dados existentes nos documentos, como exemplo por todos os processos onde um usuário assinou um documento, e ficará marcado em azul no resultado os processos/documentos já acessados durante a sessão atual do usuário.

Comunicação entre instituições e com a comunidade

O secretário da STI conta que na versão 4.0, é possível a comunicação de processos eletrônicos entre órgãos e instituições que utilizam a plataforma, por meio da função “SEI Federação”. “A migração para essa versão nos permite inserir a Universidade nas demandas do Plano e Transformação Digital do Governo Federal, e essa funcionalidade trazida irá diminuir a distância de comunicação entre as instituições que utilizam o sistema, contribuindo para o engajamento e desenvolvimento de ações. O que antes precisava seguir um fluxo mais laborioso, agora é solucionado com um botão”, explica.

Para os usuários externos, que são aqueles que necessitam acessar o sistema para realização de alguma demanda ou atividade junto à UFMT, há agora no controle de acessos as opções “Ver válidos e Ver expirados”, onde o servidor que administra poderá agilizar as permissões. Para eles agora há a possibilidade de inclusão de documentos nas petições processuais, e será possível ter uma data de validade na liberação para assinatura externa.

O uso do “nome social” para cadastros usuários, contatos, formulário de Ouvidoria, formulário de Usuários Externos, variáveis do editor, e outros também está contemplado nessa versão. Ao ser preenchido, será utilizado em todas as telas do sistema, e apenas na assinatura de documentos constará referência ao nome civil por meio do texto “registrado(a) civilmente como”.

Mais funcionalidades aos administradores do sistema

Para aqueles que gerenciam as ferramentas de configurações do sistema, agora o campo Cargo/Função da assinatura foi aumentado para 200 caracteres, e o campo Descrição de Órgão comporta agora 250. As assinaturas das unidades agora são agrupadas por órgão.

Quanto aos processos sigilosos é possível visualizar o “Acervo Global de Sigilosos”, que também substitui o Inventário de Processos Sigilosos sem Credencial Ativa que era acessado pelo menu Relatórios/Processos Sigilosos. Além disso, agora os administradores podem cancelar arquivamentos, e para isso é necessário que o administrador possua o perfil de arquivamento na unidade.

A nível de segurança dos dados, no sistema foi adicionada a opção de exibição do último acesso após logar e também consulta dos últimos acessos à plataforma. Além desses, é possível o tratamento para evitar salvamento de senha pelo navegador.

Em caso de dúvidas um manual explicativo está disponível aos usuários da nova versão. Eventuais dúvidas e questionamentos sobre a migração podem ser esclarecidos pelo email apoio@ufmt.br ou através de um chamado aberto em https://suporte.ufmt.br/

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108