PORGerência de Imprensa
ascom@ufmt.br

DATA14 de Abril de 2021

Nova superintendente do HUJM-UFMT é apresentada à comunidade

Professora Maria de Fátima de Carvalho Ferreira assume cargo

Nesta quarta-feira (14), ocorreu, de modo virtual, a apresentação institucional da nova superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), professora Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva. A docente foi nomeada em 06 de abril, pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira, por meio da Portaria nº 49/2021 (publicada no Diário Oficial da União [DOU] no dia 08).

A solenidade, em caráter virtual, foi realizada com a presença de representantes da comunidade acadêmica e hospitalar e marcada com o aspecto da humanização, uma das qualidades características da atuação da professora no ensino e na atuação profissional no HUJM.

O reitor iniciou a fala dedicando um minuto de silêncio às vítimas da Covid-19, e cumprimentou a superintendente pela nova atribuição. “O HUJM é símbolo da sintonia entre conhecimento e pesquisa científicas, além de formação integral e crítica e extensão a serviço da sociedade, por meio da atenção à saúde, com a valorização de talentos, sempre buscando oferecer, pelo Sistema Único de Saúde [SUS], atendimento qualificado à sociedade mato-grossense”, assinalou.

“Assumi esta missão [a Superintendência], que é uma das mais desafiadoras da minha carreira profissional, especialmente em um cenário como a pandemia de Covid-19. Estarei atuando, com a indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão sempre em mente e também no propósito de ensinar para transformar o cuidar. Um dos destaques para conduzir este trabalho está na valorização de talentos”, pontuou a gestora.

Por sua vez, a vice-reitora, professora Rosaline Rocha Lunardi, agradeceu a disposição da nova superintendente em assumir o cargo, e ressaltou que o aspecto relacional, considerado como um ponto forte da professora, é um fator primordial de sucesso nessa trajetória. “O coletivo e as boas relações são alicerces de uma gestão frutífera e proveitosa”, prosseguiu.

Humanização, acolhimento e valorização

Ao final, o reitor abriu a palavra aos presentes. O docente da Faculdade de Medicina (FM) e ex-superintendente do HUJM, Francisco Souto, observou que o perfil da sucessora é compatível para o cargo. “É de uma natureza muito agregadora, que é palavra-chave para embasar as principais decisões em uma instituição”, disse.

O pró-reitor de Planejamento, professor Roberto Perillo, reforçou que HUJM e UFMT integram um só corpo em sua fala. “O calor humano da professora realmente é um diferencial com base nas narrativas dos presentes. Desejo sinceros votos e afirmo o apoio em tudo o que for necessário”, atestou.

Docente da Faculdade de Enfermagem (Faen), o professor Closeny Modesto destacou que a atuação docente da superintendente busca fazer a diferença no cotidiano das pessoas. “Ela sempre está sensibilizada com as demandas dos setores, de forma acolhedora”, prosseguiu.

O recém-graduado em Medicina, Eduardo Passafaro, lembrou com orgulho os tempos de estudante e tinha aulas com a professora. “A contribuição da professora ‘Fatinha’, como é carinhosamente chamada por todos, foi considerável em minha formação”, afirmou.

A atual chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-Intensivos Neonatal do HUJM, Patrícia Florêncio, enalteceu a presença da professora em diversos momentos de sua trajetória acadêmica. “Ela esteve na graduação, residência, internato e agora, está aqui, diante de um desafio gigantesco, sempre enfrentando com muito carinho e sorriso no rosto”, concluiu.

Sobre Maria de Fátima de Carvalho Ferreira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Ciências pela USP - Pediatria (2014). Atualmente é professora adjunta da UFMT. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia, tendo participado da administração do Hospital Universitário Júlio Müller de maio de 2014 a abril de 2017 como Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado.

Com informações da assessoria de comunicação do HUJM

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!