Com o objetivo de desenvolver ações de combate à pandemia de COVID-19, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) elabora material que explica sobre a importância do uso e os mecanismos de ação de sanitizantes. O conteúdo integra uma série de produções que resulta na apresentação de um protótipo de reator otimizado que produz sanitizante utilizando energia solar.
O vídeo destaca quais produtos são recomendados para diferentes situações e os métodos de sanitização de ambientes, alimentos, utensílios e higiene pessoal, além de apresentar a eficácia e importância do uso de materiais para o combate à proliferação do coronavírus.
“O projeto de extensão possui quatro ações, entre elas há a produção e distribuição de reatores para a produção de água sanitária, e o material se refere aos resultados desta etapa. Foram produzidos dois diferentes modelos de reatores que apresentavam diferentes desempenhos. Em sequência, foram aplicados, aos dois reatores, métodos de análise de desempenho e análises estatísticas para o desenvolvimento e otimização de um terceiro reator. Esse terceiro reator possui as melhores características de cada um dos dois reatores anteriores”, explica o coordenador do projeto e professor na Faculdade de Engenharia Química, Jânio Ribeiro.
A produção foi feita por graduandos em Engenharia Química, integrantes do projeto Ações de Combate aos Problemas Sociais Causados pela Pandemia, sob a orientação do docente.