Após a versão em macuxi, o livro “Coronavírus”, produto do MT Ciência, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Câmpus de Sinop, ganhou versões nas línguas Wai Wai e Wapichana. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Programa PET Intercultural em colaboração com o Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima, ambos da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Escrito pelos professores Evaldo Pires, Fabiana Donofrio, Roberta Vieira de Morais Bronzoni, Roberta Nogueira e pela médica especialista em imunologia, Leticiane Munhoz Socreppa, “Coronavírus” foi lançado em abril deste ano e integra a série “Pequenos Cientistas”.
Desde então, a obra em língua portuguesa teve uma tiragem impressa de cinco mil exemplares, sendo metade doada para distribuição gratuita à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as demais unidades distribuídas gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde e hospitais de Mato Grosso.
Além disso, a obra, antes das versões nas línguas indígenas faladas no estado de Roraima, ganhou versões em inglês, espanhol e libras. O projeto conta com apoio da EdUFMT e da Fundação Uniselva.