PORGerência de Imprensa
ascom@ufmt.br

DATA22 de Julho de 2021

Comunidade

Live discute gestão ambiental e desenvolvimento sustentável

Evento é iniciativa de projeto da FACC

O Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão Bem Viver e Ecossocioeconomias Urbanas e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), realizam no dia 26 de julho a live “Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”. O evento será transmitido pelo canal do MPF em Mato Grosso no Youtube. As inscrições já estão abertas.

Os palestrantes serão os procuradores da República Ricardo Pael Ardenghi e Erich Raphael Masson, atuantes nos Ofícios de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, e Ambiental e Patrimônio Cultural, respectivamente.
Em sua palestra, Ricardo Pael abordará o desenvolvimento sustentável indígena e a não-participação de terceiros no plantio em territórios tradicionais, seja para consumo interno quanto para fora da aldeia. Também tratará da invasão das terras indígenas, dos garimpos e desmatamento, além das Instruções Normativas 01/2021 e 09/2020 da Fundação Nacional do Índio.

Já Erich Masson tratará da gestão ambiental e sustentabilidade, tendo como base o Projeto Carne Legal do MPF, falando sobre ganho de mercado para o produtor, reinserção no mercado, reparação do dano ambiental e na redução do desmatamento.

A verificação da procedência da carne é uma das formas mais eficazes de combate ao desmatamento ilegal. O projeto Carne Legal foi lançado em 2009 pelo MPF, com o objetivo de monitorar e fazer o controle ambiental da cadeia produtiva da pecuária na Amazônia. Mais de 30 empresas que vendem gado, carne ou couro bovinos produzidos na região amazônica já assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne, que é um acordo que prevê diversas obrigações, entre elas a de não adquirir gado criado em áreas de desmatamento ou de fornecedores em desconformidade com a legislação trabalhista ambiental. O projeto Carne Legal, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Amazônia da Câmara de Meio Ambiente do MPF, já ganhou diversos prêmios, tendo sido reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um avanço na preservação ambiental.

O projeto Bem Viver e o evento são coordenados pela professora Liliane Cristine Schleimer Alcântara. A docente ministra a disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Faculdade de Administração da instituição federal.  Segundo a professora Liliane Alcântara, o Bem Viver é um tema que se distancia da denominada sociedade de consumo, apontando para outras formas e concepções de vida. Quando estes debates se estruturam em arranjos sociopolíticos e socioprodutivos impactando o território de modo sustentável, caracterizam-se como ecossocioeconomias. “Neste sentido, o ciclo de palestras, dentro da proposta do Projeto de Extensão Bem Viver e Ecossocioeocomias: rumo a sustentabilidade urbana, se torna um constructo teórico e prático sobre Bem Viver e as ecossocioeconomias, dialogando entre a visão latino-americana e global, com abordagem interdisciplinar e multicultural, a partir das categorias dialéticas subjetividade e coletividade e dinâmica homem-natureza”, afirma.

Liliane Alcântara ressaltou a importância das palestras a serem proferidas pelos procuradores da República. “São palestras de fundamental importância dentro das temáticas socioambientais no que tange as questões legais do projeto Carne Legal e do desenvolvimento socioeconômico dos povos indígenas, ambos norteados pelo tema do desmatamento e suas implicações. Justifica-se este diálogo diante dos desafios contemporâneos deflagrados pela Pandemia do COVID-19, por problemas sistêmicos como mudanças climáticas e pelas desigualdades sociais, para pensar sociedades sustentáveis”, concluiu.

Acesse o formulário de inscrição.

TAGS:

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!