PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA05 de Abril de 2022

Comunidade

Instituto de Biociências promove guia de retorno presencial

Material levou em consideração diretrizes de biossegurança da UFMT

O Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) construiu um Guia Rápido para o retorno às atividades presenciais, o “Volta às aulas sem Covid”. A cartilha, construída a partir das orientações da Comissão Interna de Biossegurança (CIB-IB) de 10 de março, traz ações fundamentais a serem desenvolvidas para garantir a prevenção contra a Covid que sejam encampadas por toda a comunidade.

A bióloga Silvia Altoé Falqueto, do Instituto de Biociências, explicou que o guia está diretamente ligado às diretrizes que orientam o retorno presencial das atividades do instituto. Produções da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) também foram utilizadas no guia. “O Guia foi construído a partir das Diretrizes para o Retorno presencial no IB. Estas foram elaboradas com base nas Diretrizes do Comitê Covid da UFMT e de órgãos de saúde como o CDC, a Fiocruz, e também de outras IFES”, explicou a bióloga.

O guia também contou com a possibilidade de acesso da comunidade universitária às diretrizes de combate a Covid, principalmente pelo conteúdo mais técnico. “Achamos que nem todo mundo ia ler as diretrizes, e na CIB-IB, era consenso que toda a comunidade tem que participar das ações. Afinal, estamos falando de um vírus que está no ar que compartilhamos. Queríamos um material que resumisse as diretrizes e que fosse rápido e conciso, para que todos pudessem ler”, pontuou Silvia Altoé Falqueto.

O formato on-line do guia também abre espaço para a pessoa interessada obter mais informações a partir de ligações com as Diretrizes para o Retorno presencial. “Então, resumimos os pontos mais importantes, e produzimos um guia em pdf, bem direto e com ilustrações para reforçar as recomendações. Também linkamos as Diretrizes no Guia rápido, para que todos tivessem acesso a mais informações. Para o guia, focamos em ações fundamentais, simples, realistas e que todos podem fazer”, relatou.

Material tem distribuição em diversos canais do IB

A construção do guia envolvendo diferentes pessoas do Instituto de Biociências, entre participantes da graduação e pós-graduação. “O material foi feito pela Comissão Interna de Biossegurança do IB, somos seis membros no momento. O guia foi mandado pelo Whatsapp e email para os coordenadores dos cursos de graduação e pós do IB, para os coordenadores de laboratórios de pesquisa, pros grupos de Whatsapp do Instituto e pedimos ampla divulgação”, disse a bióloga a respeito da ampla participação.

Além do acesso via grupos de Whatsapp a página do Instituto de Biociências também tem o acesso direto ao Guia Rápido para o Retorno das Atividades Presenciais. “Provavelmente vamos disparar o guia novamente logo antes do início das aulas, para que todos relembrem os cuidados”, comentou Silvia Altoé Falqueto sobre o conjunto de materiais disponíveis para orientar a comunidade acadêmica. A bióloga esclarece que os cuidados contra a Covid-19 estão relacionados à transmissão da doença pelo ar.

“Covid pega no ar, então, as medidas mais importantes são relacionadas a isso. Alguns cuidados simples são os mais efetivos: ventilar bem os ambientes (de maneira simples, como abrir janelas sempre que possível); usar boas máscaras (corretamente, cobrindo boca e nariz e bem ajustadas ao rosto), manter o distanciamento e sempre avisar os contatos em caso de suspeita de Covid. Manter a vacinação em dia, claro. Finalmente, entender que as ações de todos impactam a transmissão, por isso, todos tem que estar conscientes e fazer a sua parte”, finaliza.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças