PORAndré Faust
Jornalista

DATA21 de Setembro de 2022

Inscrições para Pós-graduação iniciam dia 22

Editais abertos em diferentes áreas

Inicia nesta quinta-feira (22) o período de inscrições para diversos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os editais seguem regras próprias, inclusive quanto a reserva de vagas para técnicos-administrativos e ações afirmativas. Todas as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei) até o dia 7 de outubro.

Entre os Programas com vagas para mestrado ou doutorado na área da saúde estão o PPG em Ciências da Saúde, Educação Física, Enfermagem, Imunologia e Parasitologia, Nutrição Alimentos e Metabolismo, Psicologia e Saúde Coletiva.

Os editais e anexos estão disponíveis nas páginas dos programas, ou na seção de editais da UFMT. Para localizá-lo, basta digitar o nome do programa na caixa de busca.

Ciências da Saúde (PPGCS)

Ao todo são 27 vagas para o Mestrado e 16 para o Doutorado em Ciências da Saúde.

Do total de vagas de vagas para o mestrado, 21 são para ampla concorrência e 6 para ações afirmativas. As vagas distribuem-se por quatro áreas de concentração; Biologia Molecular e Genética, com as linhas de pesquisa Mecanismos fisiológicos e patológicos dos ciclos de vida, Toxicogenética e farmacogenética relacionadas à saúde humana; Epidemiologia e controle de agravos transmissíveis não-transmissíveis, com as linhas Epidemiologia e controle de doenças infectoparasitárias e Aspectos clínicos e nutricionais relacionados às terapêuticas cirúrgicas.

Há vagas ainda nas áreas de concentração Fisiologia e Bioquímica, com a linha de pesquisa Fisiologia e bioquímica do comportamento, do exercício e nutrição; Farmacologia, com a linha de pesquisa Farmacologia de produtos naturais e da inflamação.

Educação Física (PPGEF)

São oferecidas até 24 vagas com reserva de cinco para ações afirmativas nas linhas de pesquisa “Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano aplicados à Saúde e ao Desempenho” e “Dinâmica do Esporte no Desenvolvimento e Desempenho Humano”.

Enfermagem

São oferecidas 21 vagas para mestrado na linha de pesquisa “Estudos do cuidado de enfermagem e a saúde”, com reserva de cinco para ações afirmativas e 07 vagas para doutorado, nas linhas “Cuidado à saúde”; “Estudos epidemiológicos e socioculturais de vida”;  e “Saúde de sujeitos e populações”.

Imunologia e Parasitologia (PPGIP)

São oferecidas até 11 vagas com reserva de três para ações afirmativas nas linhas de pesquisa  “Imunologia da Relação Materno-Infantil”; “Imunomodulação, imunofisiologia e diagnóstico vinculados a doenças”; e “Estudo de produtos sintéticos e naturais aplicados a imunologia e parasitologia”.

Nutrição, Alimentos e Metabolismo (PPGNAM)

São oferecidas até 16 vagas com reserva de quatro para ações afirmativas nas linhas de pesquisa  “Alimentos e Metabolismo”; e “Clínica e Epidemiologia Aplicadas à Nutrição”.

Psicologia (PPGPsi)

São oferecidas até 18 vagas com reserva de quatro para ações afirmativas nas linhas de pesquisa “Processos de desenvolvimento e suas interfaces com a saúde psíquica” e “Processos clínicos e contextos socioculturais”.

Saúde Coletiva

São oferecidas 26 vagas para mestrado com reserva de seis para ações afirmativas e 21 vagas com reserva de cinco para ações afirmativas no doutorado nas linhas de pesquisa “Estudos do Processo Saúde-Doença nas Populações”, “Políticas e Gestão em Saúde” e “Diversidade Sociocultural, Ambiente e Trabalho”.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças