PORLuiz Carlos Bezerra
Jornalista

DATA29 de Setembro de 2022

Acadêmico

Evento discute desigualdades raciais na educação brasileira

Ação acontece entre os dia 07 e 09 de novembro, pelo Youtube

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza entre os dias 07 e 09 de novembro, a 16ª Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. O evento acontece de forma on-line, pelo Youtube, e contará com atividades culturais, rodas de conversa e mesa redonda, com a participação de convidados de diferentes regiões e instituições brasileiras. As inscrições são abertas e gratuitas até o dia 28 de outubro, pelo link.

“A XVI Jornada é um projeto do Nepre que vem no sentido de contribuir para o melhor entendimento sobre desigualdades raciais na educação brasileira. Por isso, discutiremos esse ano, as políticas afirmativas, esperando que, como nos anos anteriores, a Jornada se constitua um espaço de interlocução, debates e aprofundamento de conhecimentos para pesquisadores, docentes da educação básica, estudantes, movimentos sociais e o público em geral que se interessa por essa temática”, explica a professora Cândida Soares da Costa, Coordenadora do Nepre.

Com a programação ainda em fase de conclusão, a coordenadora adianta que entre os convidados estará o professor José Jorge de Carvalho da Universidade de Brasília (UnB), haverá roda de conversa com cotistas egressos dos cursos de graduação e estão sendo confirmadas presenças de pesquisadores e pesquisadoras de universidades da região amazônica brasileira, da qual Mato Grosso também faz parte.

“Historicamente, o Nepre realiza a Jornada na modalidade presencial. A partir de 2020, no entanto, em função da pandemia Covid-19, o evento tem sido realizado online através da plataforma do Youtube, onde os vídeos estão disponibilizados para o livre acesso. A expectativa é que a partir de 2023, a jornada possa ser presencial, ainda que se valha de recursos tecnológicos para propiciar maior abrangência sobre algumas atividades da programação”, explica a coordenadora.

Evento promove diálogo em nível nacional

Para a coordenadora do Nepre a Jornada tem se constituído espaço de interlocução sobre educação e relações raciais tendo por base produção acadêmico-científica.  “A expectativa é sempre contribuir com a ampliação do entendimento sobre processos de produção das desigualdades sociais decorrentes do racismo, assim como para a melhoria da educação básica quanto ao reconhecimento da importância dos povos africanos e de seus descendentes na diáspora e na sociedade brasileira”, conta.

Cândida Soares da Costa complementa que o evento acontece paralelo ao Seminário de Educação (Semiedu) da UFMT, e que à medida que se constitui também como espaço formativo que possibilita diálogo, aproximações e aprofundamento de questões agrega o processo formativo de pesquisadores e pesquisadoras desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) desta Universidade.

“Por último cabe destacar que a Jornada tem um alcance a nível estadual e nacional por congregar pessoas de diferentes instituições de ensino e pesquisa e regiões brasileiras, e que o Nepre integra a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Pesquisadoras Negras (ABPN) e através da equipe de pesquisa integra também o GT – 21 Educação e Relações Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped)”, reforça complementando que os participantes inscritos com no mínimo 75% de aproveitamento nas atividades receberão certificado.

O Nepre  foi fundado no ano 2001, e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFMT. Dentre seus objetivos principais estão: realizar ações pedagógicas de extensão, estudos e pesquisas sobre a dimensão racial do fenômeno educativo, paralelamente à disseminação dos conhecimentos sobre o tema.

Para mais informações e-mail: jornadanepre.ufmt@gmail.com. Redes sociais Instagram e Facebook:. Telefone (65) 3615-8447

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108