PORCarlos Rocha
Jornalista

DATA02 de Junho de 2022

COMPARTILHE

Acadêmico

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo expõem produções

Produção das disciplinas podem ser vistas até 11 de junho

O  Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia até o dia 11 de junho a II Mostra do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT (MostrAU) com exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos em diferentes disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo. A proposta do encontro é apresentar os trabalhos de alunos, bem como também interagir com o público externo, apresentando mais do potencial do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tula Kirst Romani, conta que a proposta da mostra é apresentar nestes dias os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao público em geral. “É uma exposição que os alunos têm produzido nos últimos anos dentro das disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo daqui da UFMT. A mostra ficará aberta de segunda à sexta feira das 9 às 18 horas e sábados das 9 às 12 com entrada franca”, relatou Tula Kirst Romani. Há a possibilidade de agendar visitações de grupos através do e-mail mostrauufmt@gmail.com

A primeira edição da mostra aconteceu há sete anos, segundo a professora, e há interação entre os trabalhos apresentados agora e os já mostrados anteriormente. “As principais novidades estão relacionadas à produção dos materiais da mostra. Todos os trabalhos são relativamente novos e refletem uma porção significativa dos novos encaminhamentos dentro das disciplinas do curso, muitos deles redesenhados a partir da primeira mostra”, explicou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com Tula Kirst Romani a mostra está integrada às primeiras grandes discussões a respeito da produção e o alinhamento entre as disciplinas com base em elementos reais e palpáveis. “A ideia do MostrAU é antiga, bastante anterior à primeira mostra que aconteceu em 2015. Queríamos juntar a produção para que os alunos tivessem idéia da sua produção dentro do curso”, pontuou a professora acrescentando que os alunos produzem muito e por vezes com avanços não percebidos.

Mostra é espaço de parcerias e escolhas

Outro objetivo da MostrAU é, segundo Tula Kirst Romani,  o de estimular a produção propriamente dita, o empenho na realização de bons trabalhos e no capricho nas entregas. “A mostra também gerou discussões a respeito do próprio ensino da arquitetura e urbanismo e isso é uma das questões que gostaríamos de trazer se outras instituições que fazem este trabalho aqui em Cuiabá se dispuserem à participar”, analisou a professora.

Entre as parcerias desenvolvidas pela mostra está uma com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT). “O CAU-MT participou conosco ativamente, financiando a plotagem de trabalhos de alunos que foram produzidos no período da pandemia e que existiam somente de forma virtual. Para que essa pandemia não deixasse os alunos de fora”, relatou a professora acrescentando que os trabalhos dos alunos passaram por uma curadoria prévia dos professores de cada disciplina. Com isso, a mostra traz os trabalhos mais representativos do desenvolvimento das disciplinas.

Porém, a pandemia trouxe prejuízos para a MostrAU. “Só não tivemos mais expositores porque alguns trabalhos se perderam durante a pandemia como maquetes molhadas, desmontadas, manchadas, etc. Tanto as que ficaram na UFMT em sala de professores quanto as que ficaram guardadas na casa dos alunos”, contou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo. Sobre o retorno da MostrAU, Tula Kirst Romani, defendeu que é uma maneira de entender a complexidade e as dinâmicas dentro do curso.

“Um dos retornos mais diretos para o público externo é o contato com a produção do curso. Alguns de nossos alunos expositores foram expectadores da I MostrAU que, durante sua visita, se encantaram com o potencial do ofício. É uma maneira de entender a complexidade e as dinâmicas dentro do curso. E ajudar àquelas pessoas que estão considerando cursar arquitetura a tomarem sua decisão”, destacou a professora.

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30