O Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, o encerramento da 2ª edição do curso de Especialização do Programa Escola da Terra em Mato Grosso (2024-2025). Com carga horária de 360 horas e duração de 12 meses, a iniciativa formou 60 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em classes multisseriadas do campo.
O programa é uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação Geral de Políticas de Educação do Campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), em parceria com universidades federais e a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), por meio da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola (GEEC).
Sob coordenação das professoras Nilza Cristina Gomes de Araújo, Dejacy de Arruda Abreu e Sandra Lorenzine, a especialização contemplou cinco polos de formação — Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Cáceres, Diamantino e Sorriso —, atendendo educadores de 14 municípios: Alta Floresta, Claudia, Colíder, Matupá, Cáceres, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Diamantino, Jaciara, Juara, Juína, Tangará da Serra e Sinop.
A iniciativa reafirma o compromisso da UFMT e de suas parceiras institucionais em fortalecer a educação do campo e promover a valorização dos professores que atuam em contextos desafiadores, como as escolas multisseriadas.
Veja toda a PROGRAMAÇÃO