“Baobá: a árvore da vida”. Esse é o primeiro romance do professor Bruno Pinheiro Rodrigues, docente do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A obra apresenta dois personagens reais da história afro-brasileira que viveram no Mato Grosso: Tereza, homenageada em poemas, músicas e em samba-enredo, foi a famosa rainha do Quilombo do Quariterê e Sebastião, que protagonizou uma luta feroz contra indígenas Payaguás no caminho fluvial até Cuiabá nos anos 1730, ambos de Benguela, da África.
Segundo o autor do livro, Tereza e Sebastião têm em comum não somente o fato de serem provenientes da mesma região da África, mas também a inconformidade, luta pela vida e resistência contra a escravidão. Para o docente, a obra seria uma maneira de chamar atenção para necessidade de um olhar sobre o passado mais democrático e inclusivo. “O jovem entra no ensino médio e sai dele sabendo mais sobre as disputas monárquicas do período medieval europeu e quase nada sobre as grandes unidades políticas da África, sobre os homens e mulheres africanos ou afrodescendentes que também contribuíram para construção do Brasil. A história da África e dos afrodescendentes é belíssimas e precisa ser conhecida. Não que não seja importante estudar as disputas políticas do mundo europeu, mas é preciso questionar porque somente elas e não o restante do mundo”, afirma.
O livro será o primeiro de uma sequência de romances. O objetivo é escrever ao menos sete volumes, todos concentrados em personagens que aparecem nesta primeira obra. Devido a pandemia de Covid-19, o lançamento oficial foi transferido para 2021. Até lá, os interessados podem adquirir o E-book no site da Amazon.
Mais informações pelo e-mail do autor professorbrunorodrigues@yahoo.com.br.