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DATA16 de Junho de 2025

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Acadêmico

Disciplina de pós-graduação vira série de livros

“Fronteira Interdisciplinares” foi lecionada na UFMT, USP e Unioeste

A disciplina “Fronteira Interdisciplinares” oferecida simultaneamente em 2023 aos mestrandos e doutorados dos programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam), da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), resultou na publicação de seis livros.

Os livros foram organizados por Denise Rosana Silva Moraes, da Unioeste, Rita de Cassia Marques Lima de Castro e Júlio César Suzuki, da USP, e Benedito Dielcio Moreira, da UFMT.

Em “Facetas da comunicação e da intertextualidadelatino-americanas” é apresentada temáticas relevantes para os países latino-americanos no tocante à busca por sociedades mais críticas e emancipadas. Com abordagens analíticas acerca de redes sociais, da atomização dos indivíduos, da ação social e da comunidade científica visando à construção de cidadania e identidade, a comunicação científica e seu papel na batalha contra o negacionismo e a desinformação, processos criativos na ciência, arte, mídia, futebol amador, periferias musicais e lutas sociais, conexão intertextual e envolvimento das novas gerações na revisitação de obras clássicas usando tecnologia.

“Cultura e educação latino-americanas em contextosfronteiriços” apresenta olhares diversos sobre a cultura e a educação latino-americanas, trazendo ao debate temáticas oportunas quando se trata de construir sociedades mais inclusivas, equitativas, respeitosas. O livro traz, em seus capítulos, discussões sobre etnicidade, classe social, relações intergeneracionais, interdisciplinaridade na educação, formação do ser humano no século XXI, evasão na pós-graduação, fronteiras linguísticas e lutas das pessoas surdas para sua inclusão social, representatividade da população em ambientes legislativos. São temáticas que podem ser estendidas às diversas regiões geográficas e que, por sua relevância, merecem que mais pesquisas sejam feitas, que mais pessoas se envolvam na discussão que pode levar à construção socioespacial humana com foco em valores universais como justiça social, solidariedade, equidade, educação transformadora e democrática.

“Desafios e perspectivas para a educação latino-americana” foca na educação como prática da liberdade. A obra propicia momentos de leitura e reflexão sobre a educação nas prisões, protagonismo feminino em ambientes de privação da liberdade, e remete a pensar sobre políticas públicas em prol da educação, nos incentiva a problematizar o uso de ferramentas digitais para a educação e a plataformização da educação. O conjunto de textos oriundos de pesquisas e momentos de reflexão possibilita, de fato, momentos em que as pessoas podem refletir sobre maneiras de alcançar a conscientização individual e social na América Latina e no Caribe tendo a educação como base para a construção de uma sociedade mais respeitosa, aberta a opiniões distintas, dotada de espírito crítico e de solidariedade, tanto para com o ser humano quanto para a natureza que a cerca.

“Paradigmas da contemporaneidade: desafios das sociedadeslatino-americanas”  apresenta um conjunto de temáticas que versam sobre diversos desafios para os tempos atuais – desafios que abrangem a busca por inclusão, respeito, identidade; as lutas por mecanismos políticos e sociais que mitiguem as mazelas de minorias e grupos marginalizados, como os imigrantes e pessoas que atuam em atividades não valorizadas pela sociedade, fortalecimento das sociedades para a busca de desenvolvimento com equidade e o incentivo a uma ciência atuante para combater métodos anticientífico, além de trazer uma reflexão sobre quebra de paradigmas científicos com a conscienciologia. A obra também traz debates sobre imigração e pertencimento, governança regional, identidade linguística e cultural, dinâmica familiar, potencial educacional da arte cinematográfica na promoção de compreensão e apreciação de experiências culturais e diaspóricas, questões sobre redes sociais e interações tecnológicas na construção de discursos sociais. As diferentes abordagens contidas nesta obra se constituem, portanto, em um oportuno espaço para a reflexão e para a ação em prol da construção de sociedades mais democráticas, inclusivas e justas.

“Representações artísticas latino-americanas” apresenta distintas perspectivas sobre imaginário latino-americano, focando em análises que trazem importantes reflexões sobre respeito, igualdade, equidade, pertencimento, identidade, democracia, inclusão. Temáticas como análise de dramaturgia e a utilização da arte em processos educativos, questões identitárias e culturais de regiões brasileiras, a presença feminina no cinema e no teatro, a indústria fonográfica e a paisagem, a comunicação e a dignidade do ser humano que tem deficiência sensorial estimulam a compreensão da interrelação entre a arte e a sociedade, nos incitando a pensar em como construir relações pautadas no respeito, na valorização da diversidade, na empatia e na colaboração, com um foco amplo e multisetorial que favorece a tessitura de espaços nas fronteiras interdisciplinares.

“Cultura e literatura rompendo as fronteiras do imagináriolatino-americano” aborda mecanismos de transmissão cultural e influências midiáticas e tecnológicas, dinâmicas de globalização, expressões artísticas e diversidade cultural, construção da identidade e do diálogo entre tradição e inovação, preservação da identidade e memória cultural da comunidade, debate sobre a produção teatral política e politizada na América do Sul, análise de tradições e costumes de tradições festivas religiosas, passeio literário sobre os locais históricos do Rio de Janeiro com crônicas machadianas, o desenvolvimento e as relações da periferia com o espaço urbano, mosaico de personagens e da geograficidade do sertão do norte de Goiás. O conjunto de temáticas propicia uma intensa viagem geográfica, cultural, artística e política, trazendo uma leitura repleta de pontos de inflexão sobre a cultura e a literatura como elementos que rompem fronteiras, entrelaçam culturas e constroem o rico imaginário latino-americano.

As obras estão disponíveis gratuitamente no Portalde Livros Abertos da USP. 

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