A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) está com a chamada aberta para a sua 21ª edição, que acontece entre os dias 20 e 23 de outubro. As inscrições vão até 25 de julho e contemplam produções universitárias e independentes conforme o regulamento para a Mostra Competitiva. A MAUAL é promovida pelo Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O Cineclube Coxiponés informa que podem participar da Mostra Competitiva da MAUAL 2022 estudantes, professores e técnicos administrativos, enquadrados como realizadores universitários; e realizadores independentes, em que estão incluídos autônomos ou interessados ligados a produtoras independentes. É pré-requisito ter lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2021 e 2022 e que não seja um curta-metragem selecionado ou exibido na mostra anterior.
Os curtas devem ter até 26 minutos de duração, em qualquer uma das duas modalidades. É possível concorrer nas categorias Documentário, Ficção e Experimental, em que cada pessoa pode inscrever-se em apenas uma modalidade e participar da seleção com até dois curtas. Este ano a 21ª edição do Maual acontece como parte das atividades comemorativas dos 45 anos do Cineclube Coxiponés, o mais antigo em atividade no Estado de Mato Grosso. As inscrições acontecem pelo site do Cineclube Coxiponés, que conta com regulação e ficha de inscrição.
Após o período de inscrições, até 25 de julho, uma comissão avaliará os curtas inscritos a partir de critérios relacionados à adequação às normas do regulamento no que diz respeito à originalidade e criatividade das produções. A divulgação dos selecionados para a Mostra Competitiva acontece em 19 de setembro e a exibição dos selecionados acontece no no Teatro da UFMT entre 20 e 23 de outubro. O Júri Oficial escolhe o Melhor Curta Brasileiro nas categorias Documentário, Ficção e Experimental para a Modalidade Universitária e também a Modalidade Independente.
Curtas mato-grossenses serão premiados
O Cineclube Coxiponés destaca ainda que o Júri Oficial escolhe o Melhor Curta Latino, o Melhor Curta Mato-grossense e também o Melhor Curta Curtíssimo, composto de obras de até 5 minutos da 21ª MAUAL, entre todas as modalidades e categorias participantes. Para o Júri Popular está aberta a escolha do Melhor Curta, nas modalidades Independente e também na Universitária.
A 21ª MAUAL é uma realização do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT. O evento conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, do Projeto ComunicArte UFMT, da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE) e da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). Para mais informações é possível acessar o site do Cineclube Coxiponés, ligar pelo telefone 3615-8349, ou acessar as redes sociais Instagram e Facebook.
Veja mais: