O Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe até 30 de junho, via e-mail cinecoxipones@gmail.com, textos que poderão integrar o livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”. A chamada publicada tem o objetivo de constituir o primeiro volume de uma coleção editada pelo Cineclube, e terá distribuição gratuita das publicações ao público interessado.
As produções que versem sobre pioneiro (as) na área, cinema e audiovisual negro, cinema e audiovisual indígena, cinema e audiovisual realizado por mulheres, cinema e audiovisual LBGTQIAP+, produção universitária e estudantil produção televisiva, videoarte, cineclubismo, coletivos audiovisuais, crítica fílmica, são algumas das abordagens que podem ser submetidas.
A construção desse primeiro volume da coletânea integra o conjunto de ações em comemoração aos 45 anos do Cineclube Coxiponés, e para a supervisora do Cineclube, Letícia Xavier de Lemos Capanema, essa atividade compõe a nova frente de atuação do Cineclube, que envolve a organização de publicações dedicadas à discussão de questões referentes ao cinema e ao audiovisual local, brasileiro e mundial.
“Nessas quatro décadas de atuação o Cineclube tem realizado ações de difusão, reflexão e estímulo à produção audiovisual em Mato Grosso por meio da exibição e debates de filmes, oficinas e demais. Celebrando esses 45 anos de atuação, essa chamada para a publicação do primeiro livro editado pelo Cineclube, vem somar com a área, com viés na perspectiva histórica, historiográfica, crítica e analítica do audiovisual no Estado”, explica a supervisora.
O resultado dos textos selecionados será divulgado no dia 01 de agosto.
Livro será lançado na MAUAL
O lançamento do volume está previsto para a semana de realização da 21ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente (MAUAL) da UFMT, principal vitrine para a produção audiovisual universitária e independente de Mato Grosso, que será realizada no mês de outubro.
O evento oficial de lançamento da Mostra acontece na noite do dia 10 de junho com algumas atividades. “Nessa data realizaremos o lançamento do edital da MAUAL, momento em que fazemos a exibição dos trabalhos premiados na edição anterior, e que contará com uma exposição iconográfica dos 45 anos do Cineclube. Nesse dia, será reforçada a chamada para submissão dos textos que poderão compor o livro que pretendemos editar e publicar, e que marca esse novo momento que vive o Cineclube Coxiponés”, complementa.
A comissão de organização do livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso” é composta por Letícia Xavier de Lemos Capanema e Diego Baraldi, professores do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT Câmpus Cuiabá, Gilson Moraes da Costa, professor do Curso de Jornalismo da UFMT Câmpus do Araguaia, e Aline Wendpap Nunes de Siqueira, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).
Sobre o Cineclube Coxiponés
Mais informações pelo telefone 65 3615-8349 e pelas redes sociais @cinecoxipones e facebook.com/coxipones.com