A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prepara o retorno das atividades presenciais em todos os seus Câmpus. No Araguaia, que inclui as unidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, espaços de vivência estão sendo reformados e Institutos e Faculdades estão recebendo melhorias de biossegurança para garantir a saúde da comunidade.
"Além das ações de distribuição de álcool gel nas unidades, organização dos espaços e sinalização, estamos fazendo melhorias em instalações como espaços de vivência e banheiros e a troca dos estofados dos ônibus, uma demanda que permitirá melhor uso de nossos veículos", explicou o pró-reitor do Câmpus, o técnico-administrativo Rodrigo Ferreira de Azevedo.
O planejamento das melhorias necessárias no Câmpus iniciou ainda em 2020, de acordo com o pró-reitor, e foram intensificadas ao longo de 2021, a fim de proporcionar um local seguro e em boas condições para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.
"A difusão do conhecimento no ambiente presencial, bem como a possibilidade de atividades práticas, pesquisa e extensão, é de suma importância para a formação de nossos alunos, como também para a nossa comunidade", completou.
As unidades acadêmicas, como Institutos e Faculdades, também já elaboraram seus planos de retomada das atividades presenciais de forma gradual e segura, observando as normas de biossegurança divulgadas periodicamente pelo Comitê Geral da Covid da UFMT, afirmou o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do Câmpus do Araguaia, professor Adam Luiz Claudino de Brito.
"Entendemos que há, de todas as partes, um anseio para o retorno das atividades presenciais. Esses dois anos de atividades remotas foram de muito aprendizado por parte da comunidade, para que as aulas se dessem da melhor forma possível. Entretanto, sabemos que muitos fatores interferem neste modelo e, portanto, o retorno já está sendo estudado, refletido e ponderado, considerando o momento da pandemia que agora vivenciamos", concluiu o professor.
As ações estão articuladas a partir de projetos realizados pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP), em parceria com as Pró-reitorias dos Câmpus, Pró-reitorias Administrativa (Proad), Secretarias de Comunicação e Multimeios (Secomm), de Infraestrutura (Sinfra), de Tecnologia da Informação (STI) e servidores dos Câmpus de Sinop, do Araguaia e de Várzea Grande.
Leia ainda: