PORBeatriz dos Santos Passos
Estagiário, com supervisão da Gerência de Imprensa

DATA14 de Setembro de 2021

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Ciências

Autoavaliação de cursos de graduação é tema de e-book

Obra é tese de doutorado é foi publicada pela EdUFMT

Promovendo a reflexão sobre a avaliação da universidade pública, o grupo de pesquisa  Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto de Educação (IE), Câmpus de Cuiabá, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) torna disponível o livro digital “Autoavaliação de Cursos de Graduação: Espaços Contraditórios e Transformadores em Instituições de Ensino Superior”. A obra é resultado da pesquisa de doutorado de Elizaine Bagatelli, servidora da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), e teve  orientação dos professores Cristiano Maciel e Taciana Mirna Sambrano.

“A pesquisa buscou apreender a prática de autoavaliação dos cursos de graduação da universidade, no contexto da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. De forma que, eu considero que essa é uma singela contribuição à UFMT, no que diz respeito à consolidação da prática autoavaliativa no âmbito dos cursos de graduação, principalmente após o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) ter aprovado a Resolução nº 67/2019, que estabelece as diretrizes institucionais para a realização da autoavaliação nos cursos de graduação”, explicou a pesquisadora Elizaine Bagatelli.

Foram quatro anos de dedicação ao doutorado, pesquisando e construindo apontamentos em relação à autoavaliação na graduação. O resultado dessa caminhada é um livro com download gratuito, que aborda os desafios e avanços no cenário atual das instituições de ensino superior. Segundo a autora, a publicação é uma ferramenta de interesse das gestões administrativas e útil nas ações institucionais.

“A temática abordada no livro é de interesse de todas as Instituições de Educação Superior, especialmente às IES Públicas, por abordar a aplicação de um dos quesitos da avaliação institucional prevista na Lei do SINES”, defendeu Elizaine Bagatelli.

Os downloads do livro são ilimitados. Para baixar é preciso acessar o site da Editora da UFMT (EdUFMT) e pesquisar o título da obra. São 312 páginas com informações sobre a atuação das universidades públicas, com uma avaliação crítica das ações e exposição da realidade institucional. Uma reflexão científica relevante,  considerando os ataques que sofrem a legitimidade e autonomia das instituições.

“Penso que o livro “Autoavaliação de Cursos De Graduação: Espaços Contraditórios e Transformadores em Instituições de Ensino Superior” é um registro fundamental. Uma forma de devolver à sociedade o resultado da pesquisa, ao tempo em que se insere, também, como elemento indutor de políticas de gestão. Pelo compromisso social, ficará disponível de forma gratuita no site EduUFMT”, concluiu a autora Elizaine Bagatelli.

Acesse a obra.

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