Estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolve artigo que analisa a adoção do software Qlik Sense no processo de construção do Radar Saúde, programa utilizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) para divulgar gráficos e indicadores sobre o sistema de saúde do Estado. O Qlik Sense é uma ferramenta que permite o controle, manuseio e manipulação de informações por meio do gerenciador de dados.
O estudo visa relatar a adoção do software no processo de criação do Radar Saúde, demonstrando as características de sua implementação e as vantagens do Qlik Sense. “ Nosso objetivo foi transcrever a prática que obtive com a criação do Radar Saúde, utilizando o Qlik Sense, compilando este conteúdo em um artigo para que possa ajudar a outros desenvolvedores, além de aumentar o corpo de conhecimento da área”, explica o autor do trabalho e graduando em Engenharia de Computação, Leander Alves.
Para o estudante, além de contribuir para a área com informações sobre a ferramenta, o artigo demonstra o uso prático às pessoas que buscam aderir o software para realizar tarefas no cotidiano. “Para aqueles que se interessam pela área e ainda tem pouco conhecimento sobre o tema, o artigo pode ser um bom começo de leitura que envolve a área de Business Intelligence (BI) e um ótimo exemplo de ferramenta que é o Qlik Sense. Para as pessoas que já tem um conhecimento sobre BI, o artigo trás, em experiência prática, uma ferramenta de fácil usabilidade e que gera resultados surpreendentes”, ressalta.
O artigo foi apresentado na IV Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2020), evento com o objetivo de disseminar o conhecimento e práticas na área, sob o ponto de vista profissional e acadêmico. A apresentação foi feita na última sexta-feira (13), por meio de um vídeo previamente gravado e enviado ao evento.
O estudo foi desenvolvido a partir do Convênio entre a UFMT, o TCE/MT e a Fundação Uniselva, e conta com a participação de professores e pesquisadores das Instituições