A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para o estabelecimento de ações conjuntas com foco na aplicação de tecnologias, produtos e serviços espaciais para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil.
"A AEB tem buscado entender as necessidades de cada segmento e como as aplicações satelitais podem auxiliar na melhoria de desempenho e de processos mais eficientes. O agronegócio, sem dúvida, poderá fazer uso dessas aplicações, aumentando a produtividade, reduzindo a quantidade de insumos, otimizando processos e, consequentemente, impactando positivamente no custo de suas operações", disse o diretor de Gestão de Portfólio, Paulo Barros.
A AEB possui acesso a dados e imagens de diversos objetos espaciais brasileiros para sensoriamento remoto, além de dados e imagens provenientes de cooperação técnica entre diversos países. Essas informações são essenciais para o monitoramento dos recursos terrestres e projeções de cenários futuros.
Dessa forma, uma colaboração entre a AEB e a UFMT pode beneficiar o setor agroambiental de Mato Grosso com o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços espaciais focados na produtividade sustentável, uma vez que as duas instituições detêm as competências e ferramentas para a sua consecução.
Além da possibilidade de contribuir diretamente para expansão do uso de produtos e de serviços espaciais no setor agrícola, de forma a aprimorar e fomentar o contexto nacional, a UFMT pode colaborar por meio de parcerias com suas entidades e o governo do Mato Grosso.
“É uma ação que vem congregar diversos entes, entre eles, a Universidade, a própria Agência, o setor produtivo, o estado de Mato Grosso, enfim, são vários entes trabalhando em conjunto para desenvolvimento de conhecimento da ciência e tecnologia, para o desenvolvimento do estado”, disse o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva.
O ACT possibilita, ainda, o direcionamento das atividades espaciais para o estímulo da capacitação de recursos humanos no setor. Ademais, possibilita a realização de articulações estratégicas com instituições que possuem finalidades congêneres, no âmbito do desenvolvimento da ciência e tecnologia no agronegócio.
Será realizado em 24 de maio de 2022, nas instalações do Centro de Eventos SENAI-Cuiabá, na cidade de Cuiabá (MT), o evento "Agro: Tecnologias e Aplicações Espaciais" para a disseminação dos benefícios oriundos de tecnologias espaciais para o setor agro.
Inscrições no link: bit.ly/Inscricao_EventoAgro.
* Com informações da Agência Espacial Brasileira (AEB)