PORGerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA13 de Maio de 2022

COMPARTILHE

Ciências

AEB assina Acordo de Cooperação Técnica com a UFMT

Agência Espacial Brasileira (AEB)
Colaboração pode beneficiar o setor agroambiental de Mato Grosso

A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para o estabelecimento de ações conjuntas com foco na aplicação de tecnologias, produtos e serviços espaciais para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil.

"A AEB tem buscado entender as necessidades de cada segmento e como as aplicações satelitais podem auxiliar na melhoria de desempenho e de processos mais eficientes. O agronegócio, sem dúvida, poderá fazer uso dessas aplicações, aumentando a produtividade, reduzindo a quantidade de insumos, otimizando processos e, consequentemente, impactando positivamente no custo de suas operações", disse o diretor de Gestão de Portfólio, Paulo Barros.

A AEB possui acesso a dados e imagens de diversos objetos espaciais brasileiros para sensoriamento remoto, além de dados e imagens provenientes de cooperação técnica entre diversos países. Essas informações são essenciais para o monitoramento dos recursos terrestres e projeções de cenários futuros.

Dessa forma, uma colaboração entre a AEB e a UFMT pode beneficiar o setor agroambiental de Mato Grosso com o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços espaciais focados na produtividade sustentável, uma vez que as duas instituições detêm as competências e ferramentas para a sua consecução.

Além da possibilidade de contribuir diretamente para expansão do uso de produtos e de serviços espaciais no setor agrícola, de forma a aprimorar e fomentar o contexto nacional, a UFMT pode colaborar por meio de parcerias com suas entidades e o governo do Mato Grosso.

“É uma ação que vem congregar diversos entes, entre eles, a Universidade, a própria Agência, o setor produtivo, o estado de Mato Grosso, enfim, são vários entes trabalhando em conjunto para desenvolvimento de conhecimento da ciência e tecnologia, para o desenvolvimento do estado”, disse o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva.

O ACT possibilita, ainda, o direcionamento das atividades espaciais para o estímulo da capacitação de recursos humanos no setor. Ademais, possibilita a realização de articulações estratégicas com instituições que possuem finalidades congêneres, no âmbito do desenvolvimento da ciência e tecnologia no agronegócio.

Será realizado em 24 de maio de 2022, nas instalações do Centro de Eventos SENAI-Cuiabá, na cidade de Cuiabá (MT), o evento "Agro: Tecnologias e Aplicações Espaciais" para a disseminação dos benefícios oriundos de tecnologias espaciais para o setor agro.

Inscrições no link:  bit.ly/Inscricao_EventoAgro.


* Com informações da Agência Espacial Brasileira (AEB)

TAGS:

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30