O programa Saúde na Escola celebrou os 15 anos de fundação com a apresentação do Programa Saúde na Escola Indígena, desenvolvido com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Araguaia. Na oportunidade A professora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) do Câmpus do Araguaia e vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, apresentou o projeto a partir de vídeo desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Comunicação e Multimeios (SECOMM).
A vice-reitora, professora Rosaline Rocha Lunardi, ressaltou o caráter conjunto do programa. “Tivemos um encontro em celebração aos 15 anos do programa “Saúde na Escola”, junto ao Ministério da Educação. Estivemos no evento a partir do programa Saúde na Escola que acontece em território indígena Xavante com parceiros importantes como a Secretaria de Saúde de Mato Grosso e profissionais do Distrito Especial Indígena Xavante”, destacou a professora.
Na oportunidade a vice-reitora apresentou a iniciativa que envolve Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Escritório Regional de Saúde e prefeituras municipais de Barra do Garças, General Carneiro e Campinápolis. “Aconteceu uma mesa especial para as populações em vulnerabilidade e o nosso projeto foi selecionado para representar o Estado de Mato Grosso, junto com outro projeto de Mato Grosso do Sul para a exposição da experiência exitosa do projeto Saúde na Escola”, ressaltou a professora sobre o programa que começou com oficinas nos anos de 2018 e 2019.
A partir do encontro já há ações estipuladas para o ano de 2023. “Vai começar a reinscrição dos municípios para participar do Saúde na Escola Nacional e vamos submeter o PSE para fazer a segunda fase de mobilização junto aos profissionais de saúde indígena”, relatou a professora Rosaline Rocha Lunardi.
Leia mais: