Inicia-se, nesta segunda-feira (13), o prazo para matrículas on-line do período letivo 2023/2 para alunos veteranos na modalidade presencial. As matrículas devem ser feitas pelo Portal Acadêmico, que pode ser acessado clicando aqui. Fique atento para as datas do calendário acadêmico.
13 a 15 de novembro
Período de matrícula on-line do
período letivo 2023/2, para veteranos dos cursos de graduação na modalidade
presencial.
21 e 22 de novembro
Período de ajuste de matrícula
ON-LINE pelo aluno no regime de créditos (cancelar e/ou acrescentar
disciplinas), conforme Resolução Consepe nº 52/1994 para o período letivo
2023/2.
21 de novembro a 20 de
dezembro
Período para solicitação de
trancamento de matrícula para cursos no Regime de Créditos e Seriado Semestral
do período 2023/2, pelo protocolo virtual.
27 de novembro a 01 dezembro
Período de requerimento de ajuste de matrícula pelo aluno para análise e homologação do coordenador de curso de graduação dos cursos semestrais (Seriado Semestral e de Crédito Semestral), para o período letivo 2023/2, pelo protocolo virtual.
Neste período, podem, também, ser
realizadas matrículas em disciplinas de outros cursos da UFMT, as quais não
apenas proporcionam conhecimento, mas são fundamentais para que os alunos completem
as 1280 horas de disciplinas optativas, necessárias para a conclusão do curso. Essas
disciplinas podem ser reaproveitadas futuramente, uma vez que o aluno solicite
o aproveitamento via SEI.
A coordenação de Publicidade e Propaganda reforça que a disciplina de Organização de Projetos deve, apenas, ter matrícula solicitada pelo discente que completará sua carga horária total do curso no semestre de 2023/2. Informa, também, que para o semestre de 2023/2, o curso de Publicidade e Propaganda ofertará três matérias de tópicos especiais, todas sendo de caráter optativo. Mais detalhes das disciplinas abaixo:
Tópicos Especiais 2A:
Publicidade e Sociedade
Docente: Professora Dra. Pâmela
Craveiro
Carga horária: 32 horas
A disciplina pretende promover a
reflexão acerca das relações entre publicidade e sociedade, a fim de
problematizar o discurso publicitário a partir de sua dimensão social. Para
isso, serão estudados conceitos e perspectivas sobre a comunicação publicitária
no cenário contemporâneo; e discutidas demandas sociais atravessadas pela
publicidade e reivindicadas por coletivos no cenário atual. Tópicos a serem
trabalhados na disciplina:
• Publicidade,
cultura e representação social
• Práticas
de contestação à publicidade no Brasil
• Representação
e representatividade à luz da publicidade contraintuitiva
• Diversity
washing (lavagem da diversidade)
• Femvertising
(o empoderamento feminino apropriado pela publicidade)
• Outvertising
(a publicidade fora do armário)
• (Re)pensar
a publicidade de forma crítica e cidadã na prática
Tópicos Especiais 2C: Mídia e
Migração
Docente: Professor Dr. Cristóvão
Domingos de Almeida
Carga horária: 32 horas
A disciplina traz a discussão
teórico-metodológica abordando temas ligados à Comunicação e Migração. Enfoca
os deslocamentos dos migrantes, a diversidade cultural, as manifestações dos
sujeitos, as (in)visibilidades e a divulgação da presença do migrante na Mídia.
Tópicos Especiais 2D:
Propósito de Vida: Uma Jornada Prática no Ensino Superior
Docente: Professora Dra. Débora
Tavares
Carga horária: 32 horas
A disciplina Propósito de Vida
possui uma abordagem fundamentada em processos estruturados e tem o objetivo de
conduzir o participante a compreender a si mesmo e seu papel no mundo. Este
curso oferece ferramentas para uma análise aprofundada, projetada para
estudantes que buscam um entendimento de como seus valores se relacionam com
suas escolhas e tomadas de decisão: pessoais e profissionais.
Trata-se de um convite para uma
jornada de autodescoberta e crescimento pessoal que reverbera na vida de forma
abrangente através de uma experiência prática e com aplicabilidade nos diversos
aspectos do cotidiano.
É uma oportunidade de explorar
quem somos, o que nos valoriza e como isso se alinha com nossas escolhas de
carreira e estilo de vida.