O projeto "Jogos de Tabuleiro e Gamificação: Poéticas
da Criação no Campo Comunicacional", mais conhecido por "Arena
Lúdica" e liderado pela Professora Dra. Hélia Vannucchi, tem mais um de
seus jogos reconhecido em âmbito nacional.
Originado a partir do "Tardes Lúdicas" — iniciativa que oferece à comunidade a oportunidade de conhecer jogos de tabuleiro, o "Arena Lúdica" foca na criação e desenvolvimento de novos jogos a partir da capacitação de seus membros.
A coordenadora do projeto declarou que a pandemia a fez ter um contato ainda mais constante com os jogos, o que reascendeu sua paixão pelo assunto, levando-a a idealizar e dar vida ao "Arena Lúdica". Até o momento, o projeto lançou três jogos: "Amota", "Constelar" e "P do Quê?".
"Amota", apresentado no Festival de Jogos SBGames 2022 em Natal, baseia-se na metodologia "Quest 3x4" de Marcelo La Carreta. A proposta era criar um jogo cooperativo com uso estratégico de peças e cartas.
Por outro lado, "Constelar", lançado em junho de 2023, foi exibido em São Paulo no Diversão Offline, o principal evento de jogos de tabuleiro da América Latina. O desafio de "Constelar" é seguir padrões específicos das cartas em um tabuleiro octagonal. Simples, porém desafiador, é perfeito para iniciantes e jogos rápidos.
Já o mais recente, "P do Quê?", ganhou destaque para o SBGames 2023. Além de proporcionar diversão, este jogo educa sobre os "4 P's do Marketing", conceito criado por Philip Kotler. Nele, os jogadores coletam informações, projetam estratégias e buscam liderança de mercado. Versátil, pode ser usado tanto em ambientes de negócios e acadêmicos quanto entre amigos, tornando o aprendizado sobre marketing em uma atividade lúdica e criativa.
Por fim, é válido ressaltar que a 22ª edição do SBGames anunciará seus finalistas em 09 de outubro. Se "P do Quê?" estiver entre eles, a equipe "Arena Lúdica" terá a oportunidade de mostrar sua criação na Universidade Federal de Rio Grande (FURG) no Rio Grande do Sul.
Fotos: Professora Dra. Hélia Vannucchi