Durante os dias 23 e 24 de maio de 2024, ocorreu o Workshop Integração Lavoura Pecuária (ILP) na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT). O evento, realizado presencialmente e transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube, marcou o encerramento de um projeto de pesquisa em parceria com a UFMT, CAT Sorriso e Fazenda Santana (Sorriso), financiado pelo REM Mato Grosso.
Ao longo de três anos agrícolas, foram analisados consórcios de segunda safra em sistemas produtivos de soja, incluindo plantio direto na palha e integração lavoura-pecuária. Os resultados apresentados por equipes da Embrapa e UFMT abordaram produtividade, sanidade, volume de palhada, acúmulo de carbono, ciclagem de nutrientes, características químicas, físicas e biológicas do solo, entre outros.
Durante o evento, o professor Arthur Behling Neto, do PPGZ-UFMT, apresentou os resultados sobre composição e produção da palha no plantio direto e sistema ILP. O professor Dalton Henrique Pereira, coordenador do GEPI e docente do PPGZ, participou do debate sobre a importância dos sistemas integrados para a agropecuária atual e futura. "Nossa participação no evento reflete a parceria estratégica entre nossas instituições, que inclui a participação de discentes de graduação e mestrado do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (GEPI) no desenvolvimento de pesquisas e ações de transferência de tecnologias em ILP ao setor produtivo", relata o Prof. Dalton Henrique Pereira.
O Workshop destacou a colaboração entre universidade, Embrapa e produtores rurais na geração de informações cruciais para a promoção da produção agropecuária sustentável.
Assista no YouTube: