Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa NEC - Núcleo de Estudos do Contemporâneo

Na UFMT, pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação de várias áreas como história, filosofia, artes, comunicação, antropologia e ciências sociais, interessados na temática do "contemporâneo", consideraram fundamental a criação de um espaço de discussão e produção acadêmica sobre a temática. A complexidade do tema em suas múltiplas perspectivas, por sua vez, exigiu uma ampla articulação interdisciplinar. Entre as repercussões que já se apresentam desde sua criação está a implantação do Programa (Interdisciplinar) de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (mestrado e doutorado) e a captação de recursos para dois grandes projetos: 1) Artes Visuais em Mato Grosso (CAPES), com o lançamento em 2015 do site Visual Virtual MT; 2) Territórios Criativos Indígenas: arte e sustentabilidade (MinC).

Líderes: Dra. Maristela Carneiro e Dra. Ludmila de Lima Brandão

Ano de criação: 2002

Espelho DGP/CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9048120224390367

Redes oficiais: https://www.instagram.com/nec.ecco/

Contato: maristela.carneiro@ufmt.br



Grupo de Pesquisa Música e Educação

O Grupo de Pesquisa Música e Educação está voltado para estudos dos diferentes aspectos que envolvem o fazer musical, a aprendizagem em música e as dinâmicas culturais. Ele é de extrema relevância para o desenvolvimento da área em Mato Grosso, principalmente, para a compreensão dos diferentes processos de aprendizagem e de educação musical existentes nos diversos contextos. Articulando várias pesquisas, estudos, cursos e propostas e relacionando-se com projetos nacionais o grupo está firmando um espaço regional de investigação e formação em música comprometido com as constantes transformações sócio-culturais.

Líderes: Dra. Taís Helena Palhares e Dr. Leonardo Borne

Ano de criação: 2003

Espelho DGP/CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2963531388633138

Redes oficiais: https://www.ufmt.br/unidade/gpmusica

https://www.instagram.com/ufmtmusedu/

https://www.youtube.com/channel/UC1XKRirogrsITp9bYXOmLaw

https://www.facebook.com/GrupodePesquisaMusicaeEducacao

Contato: ufmtmusedu@gmail.com



Grupo de Pesquisa Contemporarte

Uma organização autopoiética é uma organização que cria a si mesma juntando suas potências e arrecadando aquelas que são oferecidas pelo meio ou pelo ambiente ao seu entorno. Acreditamos que essa compreensão pode ser estendida aos processos artísticos e culturais. Este grupo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), acolhe pesquisas sobre os novos modos de fazer artísticos de indivíduos e grupos e suas poéticas na sociedade contemporânea, ou seja, visa congregar pesquisas sobre a cultura contemporânea nos vários segmentos artísticos.

Líderes: Dra. Rita de Cássia Domingues dos Santos

Ano de criação: 2019

Espelho DGP/CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4421387606754559

Redes oficiais: https://contemporarteufmt.wixsite.com/contemporarte

https://www.facebook.com/GrupoContemporArte

https://www.instagram.com/contemporarte.ufmt

Contato: contemporarteufmt@gmail.com



Grupo de Pesquisa MUSCOM

No campo da criação e performance musical, o objetivo se volta ao desenvolvimento e utilização de ferramentas computacionais que propiciem a criação de sistemas interativos que envolvam intérpretes de instrumentos acústicos e músicos que realizem o processamento sonoro digital dos sons desses instrumentos. Nesse sentido, são objeto de criação composições e realização de performances de obras para formações instrumentais (solos ou conjuntos de câmara), acusmáticas, mistas (congregando instrumentos acústicos e sons eletrônicos) e multimodais (instalações audiovisuais, música e dança, criações virtuais e música telemática). No campo da análise musical, o grupo se concentra no desenvolvimento de ferramentas digitais para a análise de gravações sonoras através de descritores de áudio, além do desenvolvimento de representações gráficas do som alternativas à partitura musical. A metodologia empregada não busca substituir a análise musical tradicional, mas sim promover uma mediação entre uma análise baseada na notação musical e informações obtidas através da extração de dados das gravações. Nesse sentido, o repertório abordado é vasto e pode envolver desde obras eletroacústicas (em suporte fixo ou músicas mistas), obras dos repertórios dos séculos XX e XXI, como também a análise da performance de obras de outros períodos.

Lider: Dr. Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Ano de criação: 2020

Espelho DGP/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8419912073500526

Redes oficiais: https://sites.google.com/view/musitec2/organiza%C3%A7%C3%A3oequipe

Contato: danilorossetti@ufmt.br



Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina

A Pesquisa Artística tem se apresentado como um âmbito recente e bastante profícuo de pesquisa em arte, mas que ainda carece de fomento e investigação. Neste grupo de pesquisa o foco do olhar e da observação se centra na produção dos países da América Latina, sobretudo Brasil, afim de compreender as particularidades da Pesquisa Artística neste cenário e promover sua divulgação e desenvolvimento. O grupo de pesquisa se configura em duas linhas de ação: primeiro como um observatório, na medida em que se propõe a mapear a produção de Pesquisa Artística neste recorte geográfico; segundo como um laboratório, uma vez que abarca a prática de criação e experimentação em Pesquisa Artística tomando como base os dados colhidos e articulados no observatório.

Líderes: Dra. Bibiana Bragagnolo e Dr. Leonardo Pellegrim (UFPE)

Ano de criação: 2021

Espelho DGP/CNPq: 

Redes oficiais: 

Contato: leonardo.pellegrim@ufpe.br e bragagnolo@ufmt.br



Piano e Tecnologia - PIANOTEC

O grupo de pesquisa Piano e Tecnologia PIANOTEC é liderado pela Profa. Dra. Luciana Fernandes Hamond. Criado em dezembro de 2021, o grupo de pesquisa possui membros doutores, mestres, graduados de outras instituições de ensino do Brasil, e discentes dos Cursos de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Música da UFMT . O Piano e Tecnologia foi formado visto o interesse e necessidade de pesquisadores, docentes, discentes para compreender quais e como algumas tecnologias digitais estão sendo usadas no ensino e aprendizagem de piano no contexto presencial e remoto. As reuniões do grupo de pesquisa ocorrem de modo online desde que membros do grupo são de outros estados MT, SC, SP, MG e RJ. Dentre as repercussões mais recentes do grupo estão: artigos publicados no XXV Congresso da ABEM, e Workshops em Congressos VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano (VI EINPP).

Líder: Dra. Luciana Fernandes Hamond

Ano de criação: 2021

Espelho DGP/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/767868

Redes oficiais: 

Contato: luciana.hamond@ufmt.br


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30