Curso de Farmácia - ICBS - CUA - UFMT
É um curso na modalidade presencial, bacharelado de forma integral, com duração de 10 semestres, com carga horária de 4.288 horas.
1. Identificação
Nome do Curso: GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
Habilitação: Bacharelado
Unidade: Barra do Garças - MT
Regime Acadêmico: Créditos semestrais
Turno: Integral
Vagas: 45
Número de semestres: 10 (mínimo) 15 (máximo)
Site: https://www.ufmt.br/curso/farmaciacua
Telefones: (66) 3402-0719
Fale com a coordenação: farmaciacua@gmail.com
2. Perfil do Egresso
O Curso de Farmácia tem como perfil do formando, o Farmacêutico profissional da área de Saúde, com formação consolidada em um modelo de atenção à saúde centrado no usuário. Este profissional possui conhecimento diferenciado na área dos fármacos, medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.
O âmbito de formação abrange todas as áreas das ciências farmacêuticas e possibilita a formação de um profissional com conhecimentos técnico-científicos, permeados de atividades de caráter humanístico, com capacidade de criticar, refletir e ser um agente de mudanças. A sua formação é pautada em princípios éticos e científicos, capacitando-o para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.
3. Breve Histórico do Curso no CUA
O curso de Farmácia iniciou suas atividades em 1999, aprovado pela decisão CONSEPE 30/99, com uma matriz curricular total de 5 anos. O reconhecimento do curso de Farmácia foi documentado pela Portaria MEC 3.512/2004 publicada no Diário Oficial em 01/11/2004. A última renovação de reconhecimento do curso de Farmácia foi documentada pela Portaria MEC 111/2021 publicada no Diário Oficial em 05/02/2021.
Atualmente o curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia com formação acadêmica estruturada em três eixos: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde, além de cumprir especificações sobre as áreas de Estágios Supervisionados e atividades curriculares extensionistas.
4. O que o aluno estuda no curso
O Curso de Graduação em Farmácia tem como objetivo formar um farmacêutico generalista, humanista, crítico e reflexivo, qualificado para o exercício de Farmácia com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos.
Áreas gerais de estudo: Anatomia, Biologia Celular e molecular, Genética humana, Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica, entre outras.
Áreas específicas de estudo: Bioquímica clínica, Hematologia, Imunologia clínica, Parasitologia clínica, Citologia clínica, Análises toxicológicas, Microbiologia clínica, Análise Bromatológica, Tecnologia de Alimentos, Controle de qualidade físico-químico de medicamentos. Farmácia hospitalar, Química farmacêutica, Farmacotécnica, Farmácia Clínica e Hospitalar, Operações Unitárias, entre outras disciplinas.
Estágios obrigatórios realizados pelos acadêmicos:
- Estágio Supervisionado I: Drogarias e Sistema Único de Saúde.
- Estágio Supervisionado II: Análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimentos.
- Estágio Supervisionado III: Fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica.
5. Infraestrutura
O curso de Farmácia possui uma estrutura completa para as atividades de ensino, pesquisa e preparo da extensão: salas de aula climatizadas, Laboratórios de ensino e de pesquisa, biblioteca, auditório, laboratório de informática, entre outras.
Laboratórios didáticos: Laboratório de Química Geral / Físico-Química: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Bromatologia, Laboratório de Análise e Produção Farmacêutica, Laboratório de Química Farmacêutica, Laboratório de Farmacotécnica, Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, Laboratório de Serviço de Informação de Medicamentos e Interações Medicamentosas, Laboratório de Análises Clínicas/Patologia Clínica/Parasitologia Clínica /Bioquímica Clínica/Imunologia Clínica, Laboratório de Microscopia/ Histologia/ Patologia/ Parasitologia, Laboratório de Biologia Geral/Farmacologia, Laboratório de Fisiologia.
6. Destaques
LACIFAR: Liga Acadêmica de Ciências Farmacêuticas. A liga visa promover maior interação dos acadêmicos com as áreas de formação por meio de atividades extracurriculares, reforçando o tripé ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento de atividades nas áreas de cuidado, gestão e tecnologia e inovação em saúde.
PET-Saúde Gestão e Assistência. A participação no Programa de Educação para o trabalho possibilita a integração ensino, serviço e comunidade.
CEITOX Araguaia: Centro De Estudos e Informação Toxicológica do Araguaia. Visa a divulgação do conhecimento científico e promove a conscientização quanto aos perigos do contato com diversas substâncias tóxicas.
Visitas técnicas. São realizadas com o objetivo de aprofundar o aprendizado em diversas áreas de atuação do Farmacêutico
Projetos de pesquisa e extensão em diferentes áreas:
- Análises clínicas;
- Assistência Farmacêutica;
- Epidemiologia;
- Farmácia Clínica;
- Farmácia Solidária;
- Imunologia;
- Parasitologia;
- Química Farmacêutica;
- Toxicologia;
- Alimentos;
- Interação Medicamentosa.
7. Atuação Profissional na Cidade/Região/País
As linhas de atuação do profissional do Farmacêutico são:
- Alimentos;
- Análises clínico laboratoriais;
- Educação;
- Farmácia;
- Farmácia hospitalar e clínica;
- Farmácia industrial;
- Gestão;
- Práticas integrativas e complementares;
- Saúde pública;
- Toxicologia.
Estas linhas de atuação agrupam mais de 135 especialidades, previstas pelo Conselho Federal de Farmácia, e podem ser direcionadas para a área humana ou veterinária.
O Farmacêutico poderá atuar nos setores público e privado e ainda ser empreendedor do seu próprio estabelecimento.
POREliane Suchara
Coordenadora
DATA16/04/2021 15:10
COMPARTILHE
Institucional
Bem-vindo ao Curso de Farmácia
