O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou de uma audiência pública, hoje (30) de manhã, na Câmara de Vereadores de Sinop, município localizado a 500 km da Capital. Em discussão, os projetos de lei de autoria dos senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro propondo a criação da Universidade do Norte de Mato Grosso. O evento reuniu lideranças políticas estaduais, prefeitos e vereadores de municípios da região, bem como representantes do setor agropecuário, da sociedade civil e do meio acadêmico.
“Mato Grosso, com mais de 900 mil km², possui várias especificidades regionais que evidencia a importância de mais universidades produzindo, compartilhando conhecimento e propondo soluções para os problemas do Estado”, afirmou o reitor Evandro Soares ao reconhecer a demanda da sociedade sinopense. “E com o apoio da bancada parlamentar de Mato Grosso e da UFMT poderemos realizar esse sonho”, frisou.
Além dos senadores Carlos Fávaro e Wellington Fagundes, do reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, também participaram da reunião de trabalho a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Polizel, o pró-reitor do Câmpus de Sinop, professor Fábio José Lourenço, o deputado federal, Juarez Costa, o deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Elbio Roberto Volkweis, vereadores e prefeitos de municípios da região do médio norte e nortão de Mato Grosso.
O Ministério da Educação (MEC) já realiza os estudos de viabilidade de uma nova universidade no município de Sinop. Atualmente, os estudos estão na fase qualitativa para que a previsão de recursos esteja na Lei Orçamentária Anual de 2022.