UFMT VIDEO

Sinop

03/06/2020 14:55

UFMT conquista 642 bolsas para PIBID e Residência Pedagógica

Entrada do "Casarão" da UFMT, prédio de pintura branca e azul, com um canteiro, onde ficam diversas pró-reitoriasFoto: Willian Gomes - UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi contemplada com 642 bolsas para os programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PBID) e Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). O objetivo dos programas é apoiar a implantação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio.

A próxima etapa é a definição dos subprojetos que serão implementados, a partir dos critérios de avaliação da Capes. Em seguida, haverá a divulgação dos editais internos para seleção dos estudantes.

Para a Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, ambos os programas oportunizam aos estudantes dos cursos de Licenciatura a prática docente e experiências nos aspectos de inovação e interdisciplinaridade. “Tanto o Pibid quanto a Residência buscam a solução de questões identificadas no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando a inserção do acadêmico no cotidiano das escolas públicas de educação básica em toda a extensão do curso de Licenciatura. A UFMT se alegra com o resultado e parabeniza a todos os profissionais envolvidos.”

Como inovação presente nos Editais de 2020, diferentemente das edições anteriores dos programas PIBID e Residência Pedagógica, a Capes organizou as áreas dos cursos como prioritárias e gerais. Assim, os cursos proponentes da UFMT integrantes das áreas prioritárias foram Pedagogia (projeto voltado à Alfabetização), Biologia, Língua Portuguesa, Matemática e Química e, das áreas gerais, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Pedagogia (exceto Alfabetização), Filosofia e Sociologia.

Pibid

O PIBID acontece na UFMT desde 2010 e tem como premissa proporcionar aos estudantes da primeira metade dos cursos de Licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas e com o contexto em que estão inseridas. "O programa tem sido referência ao longo de suas edições na UFMT e está se consolidando tanto entre os estudantes, quanto na sociedade, estimulando a reflexão sobre a prática docente profissional", explica a coordenadora do PIBID na UFMT, professora Mariuce Campos de Moraes.

"Além disso também fortalece a relação dialogada entre Universidade e escola, também fortalece a relação dialogada entre Universidade e escola, contribuindo para a articulação sistemática entre os docentes da UFMT e professores da rede pública. Dessa forma, o PIBID também estimula a compreensão das ações da universidade, embasada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, e as possibilidades decorrentes de sua articulação com a sociedade”, conclui.

Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica é um programa que visa promover a imersão dos estudantes da segunda metade da licenciatura na sala de aula das escolas de educação básica. "Na busca pelo aperfeiçoamento da formação do licenciando, intenciona-se que o residente exercite de forma ativa a relação teoria e prática profissional docente durante o programa, que prevê 414 horas de carga horária”, comenta a Coordenadora Institucional do programa, professora Taciana Mirna Sambrano.

As etapas da Residência Pedagógica contemplam, entre outras atividades, estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, ambientação na escola e observação em sala de aula, elaboração de planos de regência de sala de aula, gestão e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola-campo com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da UFMT.

POR: Gerência de Imprensa
ascom@ufmt.br

DATA: 03/06/2020 14:55

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-8000

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Setor Industrial - Sinop - MT

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!