Parceria entre Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Prefeitura Sinop deve proporcionar, em breve, a realização de até 150 exames diários, do tipo RT-PCR, para identificação da Covid-19. A estrutura para a realização da atividade será montada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraíso que, atualmente, é um dos pontos de referência para coleta de materiais que são encaminhados para análise.
As coletas realizadas nas unidades de saúde de Sinop deste tipo de exame, feitas por swabs (cotones) de nasofaringe (nariz) são, atualmente, enviadas para análise em Cuiabá e conforme o secretário de Saúde, Valério Gobbato, a parceria tende a agilizar os resultados. “A parceria é muito importante porque vamos conseguir desafogar a nossa rede. A UFMT vai estar disponibilizando em torno de 150 exames/dia, com uma agilidade no resultado e com isso a gente consegue dar um melhor atendimento para os pacientes”, destacou.
A princípio, a equipe da UFMT utilizará pelo menos três salas da UBS para montar os equipamentos de análises e desenvolver sua rotina de trabalho. A ação já estava sendo desenvolvida no Câmpus de Sinop, em menor escala, registrando a média diária de 30 exames.
De acordo com a docente do curso de farmácia da UFMT e uma das coordenadoras do projeto, professora Gisele Facholi, a parceria veio de encontro com a necessidade de ampliação de espaço e de quantidade de testagens por dia. “Estávamos com um espaço muito limitado na UFMT, então veio essa oportunidade de fazer parceria com a Prefeitura, da gente poder funcionar em uma UBS, com mais salas disponíveis, fazer toda adaptação que a gente precisa, então acho que será uma parceria bem promissora, que vai ajudar bastante a população”, reforçou a docente.
A expectativa é de que, entre ajustes na estrutura e instalação dos equipamentos, os atendimentos possam começar em um prazo aproximado de 30 a 40 dias.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Sinop