UFMT VIDEO

Sinop

30/09/2021 9:12

Ministro da Educação e reitor discutem UFNMT

Foto: Reprodução

Acompanhado do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva participou, na noite desta quarta-feira (29) em Sinop, de reunião para discutir a implantação da Universidade do Norte de Mato Grosso (UFNMT), a partir da emancipação do Câmpus de Sinop. A atividade aconteceu na Câmara Municipal e reuniu autoridades locais, secretários estaduais, deputados estaduais e federais, senadores e sociedade.

Em seu discurso, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que apenas 17.4% dos jovens entre 22 e 25 anos tem curso superior no País. "O Brasil carece e tem necessidade de termos muitas universidades", destacou. "Nossos parlamentares certamente irão aprovar e eu quero vir aqui para poder inaugurar essa nova Universidade", acrescentou, ao final do evento.

O Ministério da Educação (MEC) já realiza os estudos de viabilidade de uma nova universidade no município de Sinop. Atualmente, os estudos estão na fase qualitativa para que a previsão de recursos esteja na Lei Orçamentária Anual de 2022.

Segundo o reitor, a agenda teve como objetivo ouvir a população sinopense, por meio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e outros representantes do Estado, da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e do Senado para a criação da UFNMT com autonomia administrativa e orçamentária.

"A UFMT tem essa função precípua de observar, atender as demandas sociais para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, humano, artístico de cada região onde a Universidade se encontra. O papel da UFMT nesse projeto é acolher essa demanda e dar prosseguimento à demanda social,  considerando as condições de viabilidade econômica, que pode ser garantida pela bancada federal e pelo próprio poder executivo. Outra questão observada é a discussão dentro do Câmpus de Sinop onde a comunidade por meio de seu conselho de Câmpus tem discutido a emancipação", pontuou. "Um dos principais pilares da democracia é descentralização de poder e de recurso para que cada região e cada ponto descentralizado possa exercer uma democracia interna de forma mais efetiva indo ao encontro das necessidades sociais", completou.

"O papel da UFMT como educadora é buscar que seu aluno possa desenvolver sua própria luz, sua própria autonomia e, assim como o Câmpus de Sinop, buscar sua própria autonomia e sua própria luz para que possa trabalhar de forma autônoma nas condições do seu financiamento e sua administração", finalizou o reitor.

Além dos senadores Carlos Fávaro e Wellington Fagundes, do reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, também participaram da reunião o secretário de Educação Superior (SeSU) do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Osvaldo Ferreira, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, o pró-reitor do Câmpus  de Sinop, professor Fábio José Lourenço, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), professor Júlio César dos Santos, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner,  o presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Elbio Roberto Volkweis, vereadores e prefeitos de municípios da região do médio norte e nortão de Mato Grosso.

Visita

No período da tarde de ontem, o reitor da UFMT, acompanhado do pró-reitor, professor Fábio Lourenço, dos diretores do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), professor Carlos Cesar Breda, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), professor Elton Brito Ribeiro, e do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), professora Larissa Cavalheiro da Silva, e demais autoridades, recebeu o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, no Câmpus de Sinop. Na oportunidade, foi apresentada toda a estrutura, desde as salas de aulas e laboratórios até os institutos, que compõe a unidade.

Agenda

O Ministro da Educação segue em Mato Grosso até sexta-feira (01). Na tarde desta quinta (30), acompanhado do reitor da UFMT, ele visitará o Câmpus de Cuiabá. A agenda prevê que Milton Ribeiro conheça as instalações da  usina de energia fotovoltaica, do  Centro de Medicina e Pesquisa com Animais Silvestres (Cempas) e a conclusão das obras do Bloco Didático 3.

No início da noite, o ministro da Educação e o reitor da UFMT participarão da cerimônia de entrega da medalha honorífica ao MEC e à UFMT. O evento acontece na sede da Academia Mato-grosssense de Letras, em Cuiabá.


POR: Michel Lacombe
Jornalista

DATA: 30/09/2021 9:12

COMPARTILHE

Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0701

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!