O programa de extensão "MT Ciência", da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou nesta semana a primeira edição do "Fichas Técnicas", projeto que explora temas científicos pontuais, com uma linguagem mais acessível.
As fichas técnicas são organizadas em seções e abordam assuntos das mais variadas áreas do conhecimento, que de algum modo afetam a vida cotidiana, ou ainda podem vir a impactar em alguma região de forma econômica ou social.
A ideia é fazer com que a universidade pública brasileira se aproxime mais da sociedade. O projeto pretende tornar acessível, a quem tiver interesse, o conhecimento científico.
De acordo com a professora do campus de Sinop, Roberta Martins Nogueira, que está no conselho editorial do Projeto, a ideia surgiu de experiências de estudo nos EUA, e ela explica que lá eles usam bastante essas ferramentas de comunicação. “São comunicações rápidas, diretas e que atendem a uma demanda do dia a dia”, acrescenta.
Na primeira seção, a agricultura, a primeira edição é sobre as formigas. Os dois primeiros artigos são sobre: "Controle de Formigas Cortadeiras" e "As perdas nas colhedoras de grãos".
A proposta é produzir uma forma inovadora de comunicação com a sociedade, e levar informação de qualidade e de forma gratuita. A série é periódica e as fichas vão ser publicadas em fluxo contínuo. Não há determinação de prazo, mas os pesquisadores têm como meta fazer publicações semanais.
Para ver as fichas técnicas basta acessar o link.