Com objetivo de auxiliar a população do médio norte do Estado durante o período da Pandemia do Covid-19, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop desenvolveu inúmeras ações, como a implementação do laboratório de virologia, para realização do diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, produção de álcool em gel e projetos de extensão que contribuiram com o município e região.
Ao todo, o laboratório de virologia recebeu e processou mais de 1.300 amostras, vindas das cidades de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Tapurah, Nova Mutum, Ipiranga do Norte, União do Sul, Itanhangá, além daquelas recebidas de colaboradores.
O diretor do ICS, professor Elton Brito Ribeiro, conta que essas ações somaram para a saúde pública da região, por meio de inúmeros parceiros que se uniram em prol do combate ao vírus. “Contamos com o apoio do Escritório de Parcerias Estratégicas e o Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do Câmpus, com suporte da Inpasa Agroindustrial, da Sinop Energia e a Sinodet. Realizamos a produção de álcool em gel 70% que foram entregues à prefeitura de Sinop, que distribuiu para o sistema de saúde e famílias atendidas pelos programas sociais do município, a exemplo do Bolsa Família”, complementa.
Já o projeto de extensão “Vigilância Covid-19”, foi desenvolvido de 2020 a 2021, por uma equipe de acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina do Câmpus, e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências em Saúde, em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop (SMS). Dentre as atividades, o projeto recebeu as fichas de notificação de casos suspeitos e confirmados e seus contactantes para Covid-19 junto à SMS, e realizaram o teleatendimento e telemonitoramento de casos no município.
“Esse projeto contribui com a redução do fluxo de indivíduos que procuravam as unidades de saúde de forma desnecessária. Por meio da atuação do projeto construiu-se um banco de dados que contribuiu para identificar o padrão de acometimento da doença em suas variadas fases, e para orientar as ações de controle realizadas pela prefeitura”, explica.
Atendimentos, informações e orientações à população
A Farmácia Solidária, projeto de extensão criado em abril de 2017, que objetiva retirar medicamentos que pessoas não mais utilizam e deixam guardados em casa, realizou seus atendimentos aos pacientes no formato de “drive thru”. Em horários combinados, a Farmácia realizou a entrega dos remédios solicitados.
O Projeto de Extensão “Corona com Responsabilidade” atuou com a produção de material de caráter educativo para que cada cidadão pudesse praticar, orientar-se e conduzir seu dia a dia gerenciando os riscos conforme os ambientes.
“Preparamos materiais de áudios, vídeos, sobre limpeza adequada das mãos e desinfecção de superfícies publicadas para a comunidade interna e externa. Ademais, da dedicação da equipe resultou um artigo sobre o tema, abordando as interações medicamentosas relacionadas aos medicamentos sugeridos para o tratamento da Covid-19”, destaca o professor.
Além de toda estrutura e suporte técnico da UFMT, o professor ressalta que o ICS contou com o apoio de parceiros, como a Companhia Energética Sinop, da cidade de Sinop (MT) e Rotary Club de Sinop Teles Pires, através da Fundação Rotária, e também do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-23) para que as ações do Laboratório pudessem auxiliar a comunidade nesse período.
“Ao fim do projeto do Laboratório a UFMT viabilizou a doação de todo material de consumo remanescente ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MT) e os materiais permanentes adquiridos incorporados no patrimônio do Câmpus para aplicação em projetos científicos desenvolvidos pela Universidade”, finalizou.